Compartilhe

As listas de final de ano continuam, e o Twitter é o lugar onde todo mundo comenta tudo o que vê. Logo, a rede social publicou dados sobre séries de TV, filmes, atores, músicos e emojis mais mencionados ao longo de 2019.

Tudo bem, ainda não ultrapassamos a primeira quinzena de dezembro, e os dados publicados pelo Twitter Data foram registrados entre 1 de janeiro e 15 de novembro de 2019. Mas pouca coisa pode mudar aqui de forma muito significativa (quem sabe a última rodada da Liga dos Campeões, o superclássico Barcelona vs Real Madrid na semana que vem, o Mundial de Clubes da FIFA…).

Já os tópicos de tendência pouco variaram de um ano para outro.

 

 

Os mais comentados de 2019

 

 

Poucas surpresas na lista de séries mais comentadas. Game of Thrones levou o primeiro posto de novo, e nem podemos estranhar o resultado, pois ela sempre esteve ente as séries mais assistidas e comentadas, especialmente no ano do seu término. Bem nos lembramos como o Twitter ficou maluco com os últimos episódios.

Na segunda posição ficou Stranger Things, outra campeã de audiência consolidada no Twitter. E a partir da terceira posição estão algumas surpresas, como The Simpsons, que ainda tem relevância e popularidade depois de 31 temporadas. A quarta posição ficou com La Casa de Papel, o que deixa claro o sucesso global da série espanhola.

 

 

 

Nos filmes, os nomes pouco fogem ao que foi muito conversado ao longo de 2019. A primeira posição ficou com aquele que é considerado “o filme do ano” (por todo o buzz que gerou): Vingadores: Ultimato. O filme da Marvel Studios divide o pódio no Twitter com outros dois sucessos de bilheteria, que são Toy Story 4 e Coringa, onde os comentários sobre os dois filmes inundaram a rede social do passarinho azul.

 

 

 

Nos grupos e artistas musicais mais comentados, algumas surpresas. O BTS lidera o ranking sem ter as canções mais escutadas no Spotify ou YouTube. Porém, todo mundo sabe que o grupo de K-Pop é um verdadeiro fenômeno nas redes sociais, e isso fica muito bem explicado quando o grupo registra o tweet com maior volume de RTs do ano (mais de 1 milhão de RTs, mais de 2.3 milhões de likes). Completam o pódio Ariana Grande e Drake.

 

 

 

Por fim, nos emojis, o Twitter publicou um GIF indicando que a primeira posição vai para a carinha que chora de tanto rir. Na segunda posição, o oposto, ou seja, a carinha que chora de pena. Na terceira posição, outro clássico, a carinha com olhos em formato de coração. Nesse caso, o Emoji Tracker confirma a popularidade da primeira posição.

 

 

 

Esse ranking do Twitter vai mudar em 2020?

 

De certo modo, sim.

A vida é cíclica, e algumas pessoas se incomodam com o fato das listas dos mais mencionados no Twitter ser imutável ao longo dos últimos anos. Mas como nada é eterno e tudo na vida chega ao fim, a lista deve mudar em pelo menos duas categorias.

Na categoria de filmes mais mencionados, a lista fatalmente vai mudar. Mesmo porque não tem filme dos Vingadores em 2020. O que pode acontecer é que outro filme da Marvel Studios pode encabeçar a lista, o que não seria nenhum absurdo, olhando para um sentido mais amplo.

E na categoria de séries de TV mais mencionadas, Game of Thrones chegou ao fim e Stranger Things não tem estreia da sua quarta temporada prevista para 2020. Ou seja, aqui também teremos um nome novo. Não creio que será The Simpsons (pode até ser La Casa de Papel). Quem sabe um nome completamente novo emplaca a liderança.

Nas demais categorias, tudo deve ficar do jeito que está. O BTS é, sem sombra de dúvida, os reis das redes sociais no cenário musical, e não sou um especialista em emoji, mas… sinceramente? Por que eu deveria me preocupar com alguma mudança nessa categoria?

Se as pessoas estão gargalhando mesmo com um 2019 complicado como esse, quem sou eu para julgar? Que continuem assim então!


Compartilhe