TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os eSports são realmente tão populares? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Os eSports são realmente tão populares?

Os eSports são realmente tão populares?

Compartilhe

O enorme crescimento dos eSports nos últimos anos transformou esta em uma indústria milionária, que ganhou a mídia e milhares de espectadores com muita força. Mas há quem entenda que esse sucesso não é tão impactante, e que a bolha desse segmento está prestes a estourar.

Mais de uma dezena de especialistas do setor de esportes eletrônicos foram consultados pelo site Kotaku, e mencionam dados duros que sugerem que o negócio pode chegar ao seu fim se seguir pelo caminho atual.

 

 

Uma bolha a ponto de estourar

O gerente de patrocínio da Corsair, Frank Fields, afirmou na Game Developers Conference 2019 que “sinto que os eSports quase se manejam como um ‘Esquema Ponzi’ nesse momento. Todos com quem converso no setor reconhecem o feito e no valor dos esportes eletrônicos, mas não chega nem perto do valor que é promovido. Nesse momento, o seu valor é optimista no melhor dos casos, e fraudulento no pior.

Ele não é o único que está preocupado com os eSports. Outros 17 especialistas entrevistados respaldaram suas declarações, afirmando que existem números inflados e que os investidores podem não estar gerando receitas com as suas participações.

 

 

League of Legends com mais audiência que o Super Bowl?

 

 

Sim, essa notícia rodou o mundo. Mas na verdade, existem formas muito diferentes na hora de medir o número de espectadores dos dois eventos.

Por exemplo, os números do Super Bowl são medidos pela Nielsen, que para contabilizar um espectador, exige que o mesmo assista ao evento por pelo menos seis minutos, enquanto que para os números de torneio de LoL é levado em consideração o contador de visualizações do streaming do Twitch, que considera a pessoa que viu apenas um segundo da transmissão, ou para quem entrou a partir de uma janela pop-up.

Logo, as estatísticas sobre o número de espectadores da NFL ou NBA contam com dados com boa reputação, mas no caso dos eSports entram em um conflito de interesse tremendo, já que não há uma forma de verificar se os números foram inflados ou não.

Inclusive há quem acuse as organizações de eSports de inflar as estatísticas há vários anos, quando essa indústria começou a gerar mais dinheiro, com algumas empresas criando relatórios para fazer parecer que os esportes eletrônicos pareçam mais importantes do que realmente são.

 

 

Entra muito dinheiro, mas não sai muito dinheiro

Outro grave problema mencionado pelos especialistas é que, apesar de entrar grandes quantias de dinheiro pelas mãos dos patrocinadores e investidores, fato é que os lucros não ficam.

E mesmo os mais otimistas acreditando que é questão de tempo e mais dinheiro para que os eSports se transformem na próxima NBA ou NFL, várias empresas já contam com problemas financeiros com os eSports, inclusive algumas que se retiraram do setor depois de ficarem com números negativos.

Também é um fator importante que muitas pessoas preferem seguir a um influencer ou o seu jogador profissional favorito do que ver uma equipa inteira, e o mesmo acontece com eles mesmos, já que podem gerar mais dinheiro sozinho como streamers do que com os recebimentos em equipe.

Logo, se a bolha realmente explodir, afetaria seriamente uma indústria que, para muitos, tem um futuro brilhante.

 

Via Kotaku


Compartilhe