É natural que os clientes brasileiros passem a se interessar mais pelos smartphones compatíveis com as redes 5G.
As marcas estão lançando mais produtos no mercado, as operadoras estão expandindo a cobertura e, recentemente, o espectro 3.5 do 5G foi liberado, permitindo que o sinal pleno chegue aos dispositivos.
Porém, é sempre importante lembrar que, tal e como acontece com tudo na vida, o 5G possui ônus e bônus no uso cotidiano. É como uma faca de dois gumes.
E você precisa estar ciente disso, para melhor administrar a sua relação com o dispositivo.
As vantagens
A principal vantagem do 5G é a velocidade de conexão.
As redes de quinta geração entregam um carregamento mais rápido de páginas web, download de aplicativos, jogos, e arquivos, tanto no navegador quanto em aplicativos mais leves, como redes sociais e mensagens instantâneas.
A usabilidade do smartphone é positivamente impactada com uma conexão de internet mais veloz e estável.
Além disso o 5G oferece maior estabilidade e menor latência, melhorando significativamente a qualidade de experiências de entretenimento online, como jogos e chamadas de vídeo, onde a resposta é quase instantânea.
Tudo bem, você vai utilizar o WiFi na maior parte do tempo para ver filmes e executar jogos. Mas quando precisar do 5G, vai perceber que a experiência é boa o suficiente para não sentir tanto o impacto da mudança de uma rede para outra.
As desvantagens
É claro que nem tudo são flores no 5G brasileiro neste momento.
Embora as grandes cidades tenham boa cobertura 5G, áreas rurais e várias cidades do interior do Brasil ainda podem não ter acesso à rede, o que pode ser um problema para quem viaja ou mora em regiões menos urbanizadas.
A rede 5G está em plena expansão no Brasil, mas em um processo que ainda é mais lento do que o desejado. Logo, para quem ainda está no 4G, o jeito é se armar de uma boa dose de paciência.
Outro fator que acaba impactando na escolha de muitos clientes é o preço mais elevado dos telefones com 5G.
Sim, existem modelos de smartphones com 5G com preços mais acessíveis, mas eles ainda tendem a ser mais caros do que os telefones mias básicos com 4G.
Um claro exemplo do que estou falando é que ainda não é possível comprar um smartphone 5G pelo mesmo preço sugerido para o Samsung Galaxy A05, pelo simples fato de não existirem telefones de entrada compatíveis com as redes de quinta geração.
E a principal desvantagem técnica do 5G é o maior consumo de bateria em comparação com os dispositivos 4G.
E, mesmo assim, essa é uma desvantagem relativa. Muitos dos telefones com 5G podem alternar para 4G para economizar bateria.
O problema é que o uso ativo do 5G tende a drenar mais a autonomia do telefone. E a experiência de uso é tão melhor com as redes de quinta geração, que dificilmente o usuário volta para o 4G.
O que você deve fazer?
Segue o seu coração.
Estou brincando…
Leva em consideração tudo o que você acabou de ler e tome a melhor decisão para você, analisando o seu contexto de momento e suas necessidades como smartphone.
Se você precisa de uma conexão de internet móvel mais rápida e pode lidar com uma autonomia de bateria menor, pode comprar um smartphone com 5G sem medo.
Se você vive em uma cidade onde a principal rede móvel ainda é a 4G e não há previsão para a chegada das redes 5G na região, não há motivos para se preocupar em pagar a mais por isso.
Por outro lado, está cada vez mais difícil encontrar smartphones de entrada e linha média apenas com as redes 4G, de modo que o investimento em um telefone 5G será algo inevitável no futuro.