Compartilhe

Com boa parte do mundo em casa praticando um isolamento social recomendado, as pessoas estão usando ainda mais o smartphone em todo o mundo. E isso faz com que muitos aplicativos aumentem o seu número de downloads, seja pelas necessidades pontuais em função do cenário atual, ou porque as pessoas estão procurando conhecer novas ferramentas e soluções para atender às suas necessidades pontuais.

Diante de tudo isso, é importante conhecer quais são os campeões de downloads entre os aplicativos para smartphones durante a quarentena. O site de análise digital App Annie elaborou um relatório que classifica os aplicativos mais populares durante o período de confinamento em todo o mundo.

Um estudo como esse mostra também como está o comportamento dos usuários durante o isolamento social, e por mais que os resultados sejam mais do que previsíveis (não temos nenhuma grande surpresa nessa lista), é importante reforçar essa impressão que todos estão com as mesmas necessidades de consumo de conteúdo e comunicação nesse período de quarentena.

As categorias mais populares na Google Play foram: jogos, ferramentas, entretenimento, saúde, treinamento (exercícios físicos), educação e negócios.

A seguir, a lista de aplicativos mais populares durante a quarentena.

 

 

 

Zoom

 

Virou o app favorito de muita gente durante a quarentena. Sua facilidade de uso e boa qualidade para chamadas de vídeo em grupo ajudaram nesse ganho de popularidade, mesmo com todas as controvérsias com vazamentos de dados. Em abril, foram mais de 123 milhões de downloads.

 

 

 

Facebook

 

A rede social de Mark Zuckerberg também se beneficiou com o confinamento. Foram mais de 98 milhões de novos downloads na Google Play Store durante o período. Em contrapartida, a plataforma entregou a nova reação Me Importa, um novo ícone no Messenger e reforçou as suas políticas de segurança.

 

 

 

TikTok

 

Está em plena ascensão desde o ano passado, e com o confinamento se tornou um dos mais utilizados em 2020. Foram 82 milhões de downloads em abril.

 

 

 

WhatsApp

 

O aplicativo que mais esforços promoveu durante a quarentena para combater as fake news e difundir as recomendações de prevenção do COVID-19 difundidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O uso da plataforma aumentou em mais de 50% entre os meses de março e abril, e conta com mais de 79 milhões de downloads na Google Play Store.

 

 

 

Instagram

 

Plataforma preferida por famosos e celebridades na hora de transmitir lives que contribuem com a sua continuidade mediática nessa quarentena. O uso da plataforma aumentou em 50% desde janeiro, onde as transmissões ao vivo é uma das ferramentas mais solicitadas.

 

 

 

House Party

 

É a alternativa ao Zoom com um estilo mais informal de chamadas de vídeo. Passou de 130 mil downloads mensais para mais de 2 milhões de downloads em abril de 2020. E isso, apenas nos Estados Unidos.

 

 

 

Netflix

 

A Netflix viu o valor de suas ações crescendo de forma considerável durante o confinamento. Isso aconteceu por causa de algo muito simples: as pessoas passaram a utilizar ainda mais a plataforma de streaming, uma vez que estão em casa por mais tempo. Em abril, o serviço recebeu 15 milhões de novos usuários ao redor do mundo.

 

 

Via App Annie


Compartilhe