Você está em | Home | Software | Os apps mais populares da Geração Z em 2024

Os apps mais populares da Geração Z em 2024

Compartilhe

Cada geração é um universo de possibilidades, gostos e preferências.

De um modo geral, os mais velhos estão no Facebook, e os jovens estão bem longe dessa rede social. Preferem conversar nas DMs do Instagram a utilizar o WhatsApp, já que não querem correr o risco de mandar nudes para sua avó, que chama o aplicativo de mensagens de ZapZap.

Mas descobrir quais são os aplicativos mais utilizados pela Geração Z é importante para compreender melhor o comportamento da próxima geração de público consumidor. E tentar, de alguma forma, dialogar com esse público, por mais que boa parte deles não queira conversar com quem tem mais de 40 anos.

Um estudo mostra quais são os aplicativos mais utilizados pelos jovens em 2024. Vamos conversar sobre as escolhas desse grupo a partir de agora.

 

O contexto da pesquisa

O estudo foi conduzido pela empresa Appfigures a pedido do site TechCrunch, abrangendo plataformas Android e iOS nos Estados Unidos. Apesar do estudo não envolver os usuários brasileiros, o comportamento dos jovens dos dois países pode ser considerado algo similar, o que permite um entendimento também de como os nossos adolescentes estão se relacionando com a tecnologia.

Antes de continuar, um detalhe importante.

O estudo teve o cuidado de analisar o comportamento de download da faixa etária de 18 a 24 anos, ou seja, os jovens adultos. A análise excluiu o grupo de 13 a 17 anos devido a restrições de privacidade.

Na prática, não temos exatamente uma análise dos considerados “teenagers”, mas sim dos adolescentes e jovens adultos. De qualquer forma, o estudo pega pelo menos as pessoas que nasceram entre 2001 e 2006, o que já dá uma boa ideia sobre como esses grupos etários estão pensando no uso dos aplicativos.

 

O contexto de cada geração

Vou reforçar essa perspectiva, pois ela é importante para um melhor posicionamento e análise desse estudo.

Cada geração tem suas próprias preferências e demandas tecnológicas. Enquanto aplicativos como WhatsApp e Facebook atraem um público mais veterano, a Geração Z revela um apelo diferente, com inclinação para experiências mais modernas e, às vezes, nostálgicas, como o uso de telefones “shell” e animações para chamadas.

É curioso ver que a Geração Z quer sentir como a tecnologia funcionava na época dos seus pais. Câmeras fotográficas do tipo “point and shoot” e telefones de flip eram gadgets utilizados no auge dos anos 2000, mostrando que os jovens estão buscando as experiências do passado para se sentirem melhor com a tecnologia de presente.

Tal comportamento se reflete nas escolhas dos aplicativos por parte da Geração Z. No lugar de usar apps mais populares e que estabelecem uma maior capacidade de comunicação entre os usuários, os apps utilizados pelas gerações mais novas tendem a ir na contramão disso.

 

Surpresa no aplicativo mais popular

 

Nem WhatsApp, Facebook, Instagram ou Twitch figuram no topo das preferências da Geração Z entre os aplicativos mais utilizados. O resultado aponta para um distanciamento de plataformas tradicionais em favor de novas opções e alternativas.

O aplicativo que se destaca entre a Geração Z norte-americana é o Temu, com impressionantes 41,98 milhões de downloads, consolidando sua posição como o app com o maior número de downloads em 2024 por esse grupo etário.

Existe uma explicação plausível para o Temu ser o mais popular entre os adolescentes.

Além de ser um aplicativo de compras voltado para a moda, o Temu trabalha com o conceito de fast fashion e com a gamificação com os processos de compra. Sem falar que ele pode entregar preços mais competitivos que a concorrência, o que se alinha com uma geração que não tem tanta grana para gastar.

E até mesmo nos apps de compras online os membros da Geração Z estão buscando alternativas que os distanciam dos mais velhos. A prova disso é que o Shein, app similar ao Temu, deixou de ser o preferido dos jovens (com apenas 14.68 milhões de downloads), muito provavelmente porque os jovens descobriram que os mais velhos escolheram esse como app preferido de fast fashion e promoções no segmento da moda.

A lista evidencia que a Geração Z está utilizando aplicativos que reforçam experiências que ofereçam praticidade, criatividade e interação. Tanto, que o TikTok, mesmo perdendo popularidade, se mantém na segunda posição entre os mais baixados entre os jovens, com 33.23 milhões de downloads.

O ranking da Geração Z ainda dá destaque para o ChatGPT, com 24.63 milhões de downloads, mostrando que os mais jovens não estão com medo da Inteligência Artificial. Pelo contrário: estão utilizando os chatbots de forma intensa, principalmente no ambiente escolar.

Outro software muito popular na Geração Z é o CapCut, com 21.72 milhões de downloads. Isso também se alinha com a popularidade do TikTok também para a produção de conteúdo online, e não apenas para o consumo de vídeos. Hoje, qualquer adolescente pode publicar vídeos curtos na internet como forma de expressão de suas ideias ao mundo.

Repare como os aplicativos do Meta (Instagram, Facebook, Threads e WhatsApp) ficaram de fora do Top 3 da Geração Z. Porém, todos eles estão presentes entre os mais utilizados. Só não são os mais populares dentro desse grupo etário.

De um modo geral, a análise do top 50 de aplicativos revela uma combinação de apps de e-commerce, entretenimento e redes sociais inovadoras, refletindo o desejo por soluções personalizadas e dinâmicas.

O uso de aplicativos por essa geração não se limita a comunicação tradicional. O gosto por apps que promovem interação criativa, descontos e acessibilidade destaca uma busca por valor e originalidade.

E tudo isso mostra um esboço sobre qual é o caminho a Geração Z está tomando no seu comportamento online, o que nos ajuda a entender como será o futuro de consumo e produção de conteúdo na internet.

E se você ainda tinha dúvidas se usar o Facebook é coisa de velho, penso eu que este estudo entrega todas as respostas que você precisava.

 

Ranking de downloads de aplicativos pela Geração Z em 2024

  1. Temu – 41,98 milhões de downloads
  2. TikTok – 33,23 milhões de downloads
  3. Threads (Meta) – 32,32 milhões de downloads
  4. WhatsApp (Meta) – 28,42 milhões de downloads
  5. Instagram (Meta) – 26,29 milhões de downloads
  6. ChatGPT – 24,63 milhões de downloads
  7. CapCut – 21,72 milhões de downloads
  8. Facebook (Meta) – 20,58 milhões de downloads
  9. Snapchat – 19,16 milhões de downloads
  10. Google Search – 17,65 milhões de downloads
  11. Netflix – 15,67 milhões de downloads
  12. Telegram – 13,12 milhões de downloads
  13. Prime Video – 12,86 milhões de downloads
  14. Disney+ – 11,68 milhões de downloads
  15. Spotify – 10,45 milhões de downloads
  16. Pinterest – 8,23 milhões de downloads
  17. Reddit – 8,06 milhões de downloads
  18. X (anteriormente Twitter) – 7,58 milhões de downloads


Compartilhe