Compartilhe

O anormal ano de 2020 está chegando ao fim, e com tantas mudanças de comportamento que os usuários adotaram nos últimos meses, os gostos e preferências por aplicativos acabaram variando com maior frequência. E isso ficou muito claro no relatório dos apps com o maior volume de downloads no mundo, de acordo com os dados da SensorTower.

O estudo analisa os aplicativos que mais chamaram a atenção dos usuários nos últimos três meses, com um volume de downloads em massa ao redor do mundo. É uma forma de estimar o que esteve em maior evidência para o grande público, além de apontar para as tendências de futuro a médio prazo.

 

 

 

O que os números de downloads contam sobre o mercado de apps mobile?

 

Ao longo do terceiro trimestre de 2020, mais de 36 bilhões de aplicativos foram baixados nos smartphones. Um aumento de 23.3% em comparação com o mesmo período de 2019, e isso considerando as lojas de apps do Google e da Apple.

O faturamento também aumentou em 32% em comparação com o mesmo período do ano passado, mostrando que as lojas não vivem apenas de aplicativos gratuitos.

E qual foi o aplicativo com o maior número de downloads durante o terceiro trimestre de 2020?

Você já sabe qual é…

 

 

 

O rei dos apps continua a ser o TikTok

 

 

A essa altura do campeonato, todo mundo já sabe o que o TikTok faz e quais são os problemas que o aplicativo tem com Donald Trump. De qualquer forma, o app de vídeos curtos com selfies de usuários utilizando canções conhecidas com filtros e efeitos é o mais popular do mercado mobile, e por motivos óbvios.

De adolescentes anônimos até celebridades de todas as idades, tem muita gente utilizando o TikTok, e isso naturalmente se reflete no número de downloads do aplicativo, tanto para iOS como para Android. E, apesar de todas as ameaças de Trump, isso não deve mudar tão cedo.

O ranking dos apps que são campeões de downloads no terceiro trimestre de 2020 completa as suas primeiras posições com nomes como Tinder, Tencent Video, Disney+, IQIYI, Piccoma, Netflix, BIGO LIVE ou Google One. Outros apps muito populares e já veteranos nessas listas também não mencionados, como YouTube, Facebook, Zoom, WhatsApp ou Instagram.

 

 

Falando dos jogos, o jogo que está triunfando nesse momento é Honor of the Kings (Tencent Games / TiMI Studios), mas outros jogos muito populares também são mencionados no ranking, como PUGB Mobile, Pokémon Go, Coin Master e Lineage M.

 

 

 

Android segue como líder entre os sistemas operacionais

 

 

Não podia ser diferente, e será assim por muito tempo.

Em todo o planeta, o Android ainda é o sistema operacional dominante no mercado mobile. Por outro lado, a App Store da Apple ainda é mais rentável que a Play Store, uma vez que é na loja de aplicativos da gigante de Cupertino que os usuários gastam mais dinheiro.

A App Store faturou nada menos que US$ 19 bilhões no último trimestre, enquanto que a Play Store apenas superou a marca dos US$ 10 bilhões. A diferença entre os números pode estar no fato dos usuários chineses não poderem acessar de forma oficial a loja de aplicativos do Google, de modo que, nesse caso, os números podem não refletir a realidade dos fatos.

 

 

Via SensorTower


Compartilhe