Ter a sua vida atrelada ao Google pode ser um enorme problema para qualquer pessoa nos casos de vazamentos de dados ou invasões de contas. E você precisa saber exatamente o que pode fazer nessas situações.
O Google oferece algumas sugestões de segurança para evitar que suas atividades mais reservadas na internet sejam reveladas, e a maioria dos usuários não sabe como proceder nesses casos.
Por isso que este artigo existe: para mostrar quais são essas sugestões fornecidas pelo próprio Google para reforçar a segurança de sua conta contra os cibercriminosos na web.
É sempre melhor prevenir do que remediar.
Excluir as Atividades na Web
Sua conta do Google possui uma configuração chamada Atividade na Web e Aplicativos que permite você continuar trabalhando de onde parou de maneira simples.
Mas se você tiver os seus dados vazados de alguma forma, essa atividade pode parar nas mãos erradas, resultando em uma enorme violação de privacidade.
Uma das recomendações de segurança é que gerenciemos o tempo em que esses dados ficam armazenados, limitando possíveis problemas em caso de uma violação de segurança.
Excluir a sua Linha do Tempo
O Google também armazena em sua conta uma linha do tempo com todas as suas localizações, para que você possa consultar onde esteve a cada momento.
Para alguns usuários, isso pode até ser útil. Mas para a grande maioria, é o Google rastreando tudo o que você faz, em qualquer lugar, o tempo todo.
Configure a sua conta do Google para que exclua suas localizações após um período de tempo que você mesmo escolher. Afinal de contas, você não quer que desconhecidos saibam onde você esteve na sua jornada diária.
Excluir o histórico do YouTube
O histórico do YouTube pode ser muito prático para acessar novamente vídeos que você já assistiu sem ter que pesquisá-los do zero.
Por outro lado, se essas informações caem nas mãos erradas, outros usuários podem ficar sabendo dos seus gostos e preferências dentro da plataforma de vídeos, o que pode ser muito perigoso nas mãos de quem te detesta (ou pode resultar em uma enorme distorção de narrativa por conta do alheio).
Sempre configure a sua conta do Google para que o histórico de navegação no YouTube seja eliminado de tempos em tempos, também para garantir que a sua privacidade ficará intacta neste espaço da plataforma.
Tenha um plano para parar de usar a sua conta
Algo em que você talvez nunca tenha pensado é o que vai acontecer com sua conta do Google quando você falecer se ninguém puder acessá-la
Ter a garantia de que seus dados serão recuperados após a sua partida desse mundo é uma camada a mais de segurança para quem precisa ter a certeza de que esses dados não vão cair nas mãos erradas.
Nas Configurações de Segurança do Google, você encontrará uma seção chamada Criar um Plano, onde poderá indicar o que deseja que aconteça com sua conta quando você ficar um tempo sem acessá-la.