Compartilhe

A confirmação dos 825 GB de SSD para o PlayStation 5 levantou muitas dúvidas nos futuros compradores, que estão se questionando se o espaço livre disponível será suficiente para muitos jogos. Um recente vazamento confirmou que o console vai deixar apenas 660 GB de armazenamento livre para o usuário. e o restante do armazenamento será para o sistema operacional e aplicativos pré-instalados.

Lembrando que o Xbox Series X tem um SSD de 1 TB, e deixará livres 802 GB para arquivos pessoais.

 

 

 

Faça escolhas importantes na vida

 

 

São 142 GB a mais de armazenamento a favor do Xbox Series X, mas o SSD do PlayStation 5 será mais rápido. Logo, temos aqui mais um fator de escolha para os usuários, além do catálogo, do formato do produto e outros diferenciais mais relevantes.

Nem todo mundo ficou feliz com a decisão da Sony em contar com um SSD mais rápido (para entregar um melhor desempenho nos seus jogos exclusivos, e não nos títulos multiplataforma) no lugar de oferecer mais espaço de armazenamento nessa unidade, e muitos estão se questionando se isso é o suficiente com os jogos.

Nem precisa ser um especialista em games para concluir que esta capacidade é bem limitada, se tornando insuficiente a curto e médio prazo. É só você pensar um pouco no cenário prático: vamos supor que o primeiro jogo que você vai rodar no PS5 seja Marvel’s Spider-Man Miles Morales, algo muito provável para vários gamers. Pois bem, só esse jogo ocupa 52 GB de espaço de armazenamento.

Mas você quer ampliar o seu catálogo de jogos para o novo console, e decide adquirir Call of Duty: Modern Warfare (2019), jogo que ocupa aproximadamente 230 GB de espaço de armazenamento. Com os dois títulos, já temos pelo menos 282 GB de armazenamento preenchido no SSD. Quase 50% de todo o espaço disponível, restando assim apenas 378 GB para instalar outros jogos.

Se você só vai jogar esses dois jogos, esse cenário pode não ser tão problemático. Porém, considere que os jogos para os consoles de videogames estão ficando cada vez maiores, e exigem pelo menos entre 100 GB e 200 GB de espaço. Logo, é fácil concluir que o SSD do PlayStation 5 pode suportar entre 4 e 8 jogos no máximo.

 

 

 

Ou sua paciência é enorme, ou você é rico para comprar mais armazenamento

 

 

É óbvio que você pode apagar e instalar novos jogos na hora que você quiser. Porém, fazer isso todas as vezes em que você quer jogar outros games pode ser algo divertido para você e apenas para você. Para muita gente, este é um processo irritante e demorado. Sua experiência de uso com o PlayStation 5 será mais limitada (porque terá que esperar o console fazer o download e/ou a instalação do novo jogo todas as vezes) e, em casos extremos, pode afetar a vida útil do SSD do console.

Quem tem o PS4 já sabe mais ou menos como é. Se em um console com 1 TB de armazenamento esse problema de falta de espaço para jogos existe, imagine em um que só oferece 660 GB de espaço livre. É pouco para uma experiência que muitos desejam que seja ótima para o console.

Todos nós temos alguns jogos que nós queremos manter instalados no console porque são os nossos favoritos, e com o lançamento das futuras atualizações e DLCs, o peso desses jogos pode ser ainda maior, tanto para fazer o download quanto para mantê-los instalados no videogame.

Logo, comece a olhar para esse aspecto também antes de comprar o PlayStation 5, pois tudo indica que você terá que investir mais algum dinheiro para comprar unidades de armazenamento externo para instalar mais jogos.

 

 

Via TweakTown


Compartilhe