crm

A informatização dos negócios mudou a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes e uma boa parte dessa mudança ocorreu devido aos programas de CRM. Deseja saber como melhorar as suas vendas? Está preocupado com a satisfação dos seus clientes? Se a resposta a estas duas perguntas é “sim”, então tem que conhecer os benefícios de um software de CRM!

Mesmo que na sua empresa não se sintam muito à vontade com as novas tecnologias, não existem motivos para não adotar um destes programas, isto porque existem programas de CRM de fácil aprendizagem como o que pode encontrar por exemplo em webcrm.com/pt. Para nós, os 5 benefícios principais de usar um programa de CRM numa empresa são:

Colaboração

Até nas empresas mais pequenas, o ciclo de vida do consumidor é tipicamente algo demasiadamente complexo para ser gerido com eficácia por apenas uma pessoa.

A utilização de plataformas de CRM baseadas na cloud permite que os colaboradores de diversos departamentos façam uma gestão mais eficaz das relações com os clientes e que tenham uma visão geral da qualidade das relações a qualquer altura.

Eficiência

Um sistema de CRM implementado de forma correta pode substituir os processos manuais que geram ineficiências na organização. Porém, os sistemas de CRM não geram uma maior eficiência apenas pelo facto de reduzirem os processos menos eficientes.

Também é possível aumentar a eficiência devido às capacidades de integração do CRM com outros softwares e sistemas informáticos tais como AS ferramentas de automação de marketing. Um software de CRM permite às empresas interagirem com clientes através de formas que seriam impossíveis de usar de outra maneira.

Motivação dos colaboradores

Muitos sistemas de CRM permitem que os utilizadores definam e monitorizem objetivos. Desta forma, é possível ver a percentagem de objetivos alcançados, determinar em que áreas é necessário concentrar esforços e prever resultados futuros.

Identificar clientes em risco

Uma ferramenta de CRM pode ajudar a identificar os clientes que têm apresentado reclamações, que fizeram menos encomendas do que o esperado ou cujo tempo entre encomendas aumentou. Desta forma é possível contactar proactivamente os clientes para averiguar possíveis problemas.

Melhoria da experiência dos clientes

O benefício mais importante que um sistema de CRM proporciona é a melhoria da relação entre a empresa e os clientes, o que se reflete numa experiência mais agradável para estes.

Com um sistema de CRM os clientes são segmentados de forma mais clara e precisa, as suas necessidades são rapidamente identificadas e como a relação entre estes e a empresa é monitorizada, as empresas podem interagir com eles de uma forma mais significativa e atempada. Isto leva a um aumento das vendas, maior retenção e satisfação dos clientes.