Compartilhe

A Sony revelou recentemente que o PlayStation 4 alcançou a marca de de 102.8 milhões de unidades vendidas (somando todas as suas variantes: PS4, PS4 Slim e PS4 Pro) desde o seu lançamento em 2013. Com isso, ele é o segundo console de videogames mais vendido da história, ficando atrás do praticamente imbatível PlayStation 2.

Mas, veja bem o termo que eu usei: console de videogames, que é um termo bonitinho para videogame doméstico.

Se colocarmos o ranking de videogames mais vendidos de todos os tempos, considerando todos os seus formatos, o ranking muda bastante, e o PS4 perde a vice-liderança.

Nesse post, mostramos a lista atualizada dos 10 videogames mais vendidos da história, agora que o PS4 alcançou a marca de 102.8 milhões de unidades vendidas.

 

 

1. PlayStation 2 (155 milhões de unidades)

 

 

Lançado em 2000, foi o primeiro console de videogames compatível com a reprodução em DVD e CD de música. Teve 13 longos anos de suporte, com FIFA 14 e PES 2014 foram os últimos jogos lançados para esse lendário produto da Sony.

 

 

2. Nintendo DS (154 milhões de unidades)

 

 

Lançado apenas quatro anos depois do PS2, perdeu o seu suporte oficial da Nintendo apenas em 2013. O último jogo lançado para ele foi Big Hero 6 em 2015. Isso mesmo: depois do fim do suporte oficial.

 

 

3. Game Boy e Game Boy Color (119 milhões de unidades)

 

 

O console portátil, que recém comemorou 30 anos de vida, foi o primeiro console portátil comercial que chegou ao mercado em 1989. Com múltiplas versões ao longo dos anos, encerrou a sua produção em 2001. Pokémon Yellow foi o último jogo da saga Pokémon que chegou ao Game Boy. Depois, foram lançadas diferentes gerações no Game Boy Advance, mais potente que a geração anterior.

 

 

4. PlayStation 4 (102.8 milhões de unidades)

 

 

O recém proclamado segundo console da Sony mais vendido em sua história. Ainda não foi descontinuado de forma oficial, mas o PlayStation 5 será lançado no final de 2020, apenas seis anos depois do lançamento do primeiro PS4. Mesmo assim, o mais provável é que os dois consoles convivam no mercado por pelo menos mais quatro anos.

 

 

5. PlayStation (102.5 milhões de unidades)

 

 

Foi oficialmente apresentado em 1994. Seu sucesso se deu em partes pela qualidade dos jogos lançados para o console, os gráficos 3D que apresentava a compatibilidade com o CD-ROM para reproduzir música, entre outros detalhes. Foi descontinuado apenas em 2006, ou seja, conviveu com o PS2 e o PS3.

 

 

6. Nintendo Wii (101.6 milhões de unidades)

 

 

O console de mesa mais popular da Nintendo, e o fez graças à sua interação com gestos e movimentos. Parte do seu sucesso esteve também influenciado pela possibilidade de piratear o seu sistema para instalar jogos via internet. Só foi descontinuado em 2017, ficando por mais de 10 anos no mercado.

 

 

7. PlayStation 3 (87.4 milhões de unidades)

 

 

O sucessor do PlayStation 2 e do PlayStation conviveu com eles durante o primeiro ano do seu lançamento, em 2006. Foi o primeiro console que introduziu o conceito Next Gen, com gráficos que davam um passo gigantesco de qualidade diante dos consoles que estavam no mercado na época. Além disso, pela primeira vez a arquitetura de um console doméstico se baseava em um computador. A consequência disso foi o port de jogos de PC para o console, mas isso logo foi penitenciado pela falta de otimização dos jogos. Vale uma menção especial para a compatibilidade com os discos de Blu-ray.

 

 

8. Xbox 360 (85.8 milhões de unidades)

 

 

A resposta da Microsoft ao PS3 também teve o seu sucesso na sua época. Foi desenvolvido em parceria com a IBM e ATI (hoje, AMD). Apresentado em 2005, tinha um desempenho inferior ao do PS3, e devido ao alto custo de fabricação, foram disponibilizados duas versões do produto: Xbox 360 Elite e Xbox 360 Arcade (depois, Premium e Core). Também recebeu as séries S e E, e foi descontinuado em 2016.

 

 

9. Game Boy Advance (81.5 milhões de unidades)

 

 

Lançado em 2001 e descontinuado em 2008, apresento uma evolução técnica considerável, com tela colorida e gráficos melhorados. Os primeiros jogos não contavam com correção de gama para ressaltar as cores da tela LCD, e até a chegada da versão SP não contava com tela retroiluminada ou bateria.

 

 

10. PSP (76.4 milhões de unidades)

 

 

A resposta da Sony para a Nintendo nos consoles portáteis. Foi apresentado em 2004, e entregou jogos simbólicos como a saga Grand Theft Auto, God of War, Metal Gear ou Kingdom Hearts. Já o PS Vita não foi bem recebido, vendendo menos de 20 milhões de unidades.


Compartilhe