Comprar smartphones de sites chineses é algo cada vez mais comum (enquanto os sites chineses não endurecerem as coisas para o Brasil). A oferta de marcas de modelos é grande, e as dúvidas são comuns. Esse post pretende ajudar os indecisos, apresentando dicas de compras de bons dispositivos nesse momento.

Aqui, você encontra os principais motivos que podem fazer a diferença na compra desses modelos a partir dos sites chineses ou em lojas físicas e/ou online no mercado brasileiro. A maioria das escolhas são de flagships dos principais fabricantes, mas alguns modelos complementares entraram na lista.

 

 

Xiaomi Pocophone F1

 

 

Uma das sensações do momento, e motivos não faltam para colocá-lo na lista. O preço fantástico é o mais forte argumento, e o seu único problema está na construção, pois muitas das partes do produto são plástico. Conta com leitor de digitais e reconhecimento facial, além de uma bateria de 4.000 mAh.

 

 

Honor V10

 

 

A marca ‘irmã’ da Huawei traz modelos com excelente relação custo-benefício. E o Honor V10 é um dos exemplos mais flagrantes disso, com destaque especial para a tela Full HD+ e para a câmera dupla de 20 MP + 16 MP. Com 128 GB de armazenamento e um design apurado, ele está bem acima da média no seu segmento.

 

 

Xiaomi Black Shark

 

 

O smartphone gaming da Xiaomi tem um trunfo forte em relação aos concorrentes: o preço bem competitivo. Os mais exigentes podem optar pela versão com 8 GB + 128 GB, e o seu principal foco está no Shark GamePad, controle que aproveita o máximo do dispositivo para os jogos.

 

 

Xiaomi Mi 8

 

 

O que faz a diferença nesse modelo é a sua tela AMOLED Full HD+ e a câmera frontal de 20 MP com sete modos diferentes de fotografia. Sua versão Explorer Edition ainda conta com leitor de digitais na tela e um upgrade para 8 GB de RAM.

 

 

OnePlus 6

 

 

Enquanto não chegar o OnePlus 6T, este é o modelo mais completo da marca até agora. O duo 8 GB RAM + 128 GB, a tela AMOLED de 6.28 polegadas e o processador Qualcomm mais completo trabalhando com o OxygenOS (baseado no Android 8.1 Oreo) entregam um conjunto excelente.

 

 

Xiaomi Mi Mix 2S

 

 

Mais um smartphone da Xiaomi com excelente relação custo benefício. É um dispositivo muito equilibrado, com o Snapdragon 845 e construção unibody parcialmente em cerâmica com áreas arredondadas. Características como recarga de bateria sem fio com a tecnologia QI são bem vindas.

 

 

Vivo Nex

 

 

Pode entrar na categoria de phablets por sua tela AMOLED Full HD+ de 6.59 polegadas, com um design atraente, leitor de digitais na tela e a combinação matadora de 128 GB + 8 GB RAM + bateria de 4.000 mAh.

 

 

Meizu 16 Plus

 

 

É um phablet com tela Full HD+, com 8 GB RAM + 128 GB, com tela AMOLED da Samsung que ocupa mais de 91% de superfície frontal do equipamento, com espessura de apenas 7.3 mm e leitor de digitais na tela. De quebra, tem som estéreo com dois alto-falantes.

 

 

Oppo Find X

 

 

É um pouco mais caro que os demais, mas promete um desempenho top de linha, com características bem completas. Tem design em vidro e metal, que envolve um corpo que encaixa muito bem na mão, complementando da melhor forma o conjunto formado pelo Snapdragon 845 + 128 GB + 8 GB RAM. E sua câmera frontal tem 25 MP.

 

 

Huawei Mate 20 Pro

 

 

O segundo maior fabricante de smartphones do planeta se prepara para surpreender tudo e todos com um smartphone que está dando o que falar. Possui leitor de digitais na tela, sistema de câmera tripla traseira, Android 9.0 Pie e CPU Kirin 980, entre outras características. Já é um dos melhores smartphones chineses da história, e a versão top de linha deve contar com 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

 

 

Smartphones chineses menos conhecidos

Vernee Mars Pro

 

 

Seus principais atrativos são os 6 GB de RAM e o leitor de digitais na lateral do dispositivo, assim como a tela AMOLED de 5.5 polegadas Full HD, algo muito positivo considerando o preço. Seu design limpo se destaca pela espessura de 7.6 mm e pela moldura com 1 mm nas laterais.

 

 

Umi Z2

 

 

Conta com câmera dupla de 16 MP + 8 MP (f/1.7) tanto na frontal como na traseira. Se destaca também pelos 6 GB de RAM e sistema de desbloqueio por reconhecimento facial.

 

 

Doogee S80

 

 

Uma opção destinada aos momentos de aventura, pelo design robusto e a certificação IP68/69. Com o leitor de digitais para desbloqueio e a funcionalidade de walkie-talkie, é um modelo singular, ainda mais com a sua bateria de 10.080 mAh.

 

 

Moto Z2 Force

 

 

Estrutura em alumínio, 6 GB de RAM e processador Qualcomm Snapdragon 835. Há smartphones chineses muito melhores nas especificações, mas este é o mais equilibrado do catálogo da Lenovo.

 

 

Smartisan R1

 

 

O preço é elevado, mas o conjunto de características é bom: Snapdragon 845, 128 GB + 8 GB, tela de 6.17 polegadas Full HD+ ocupando praticamente 90% da superfície frontal, entre outros predicados.