A OPPO planeja levar suas tecnologias de IA para 50 milhões de usuários até o final de 2024, uma promessa ambiciosa que deve impulsionar a adoção de IA em smartphones.
Essa expansão rápida da IA da OPPO deve pressionar os concorrentes a ampliar suas próprias capacidades de chatbots para não ficarem para trás. Ou é exatamente o contrário: a marca está acelerando a implementação desse recurso para não perder terreno em relação à concorrência.
A OPPO está seguindo a tendência de todo o mercado, que entende que a nova tecnologia a ser explorada é mesmo a da Inteligência Artificial. Vamos entender melhor como a marca pretende fazer isso nos seus telefones.
Os novos recursos de IA nos telefones da OPPO
A OPPO está trazendo várias novidades de IA para seus smartphones, incluindo a transcrição de voz para texto, edição de fotos com geração multimodal e de movimento, entre outros.
Algumas das funcionalidades de destaque incluem o OPPO AI Eraser para remoção de objetos indesejados em fotos e a integração com os modelos de linguagem do Google.
A OPPO está colaborando com empresas líderes como Google, MediaTek e Microsoft para impulsionar o desenvolvimento de IA em seus smartphones. Para isso, medidas como a otimização de processadores, o uso das ferramentas da gigante de Redmond para melhorar a interação entre smartphones e computadores e a melhor integração de todas essas funcionalidades com o Android foram adotadas.
Além dos smartphones, a OPPO planeja levar suas tecnologias de IA generativa para todas as suas linhas de produtos até o final deste ano, trabalhando com o conceito de ecossistema de produtos que é amplamente abraçado por vários outros fabricantes.
Isso inclui o lançamento de ferramentas de IA como o AI Writer e o AI Recording Summary através de sua AI Toolbox em toda a linha de produtos OPPO, começando pelas séries Find, Reno, F e A.
Ao menos a OPPO está tentando
Vejo com bons olhos as iniciativas da OPPO em avançar no processo de integração da Inteligência Artificial em seus smartphones e demais linhas de produtos da empresa. É o caminho que os demais fabricantes vão tomar naturalmente.
A busca de um ecossistema integrado por IA ajuda a agregar valor para os produtos da marca, e é a forma mais sustentável de prosperar no mercado de tecnologia neste momento.
Podemos até achar a meta de 50 milhões de usuários um tanto quanto ousada, mas não podemos nos esquecer que a OPPO é forte onde realmente importa para ela: no mercado asiático.
Quem sabe não somos nós que precisamos sair um pouco da bolha para entender que o movimento tem lá a sua razão de ser. E até mesmo torcer para que essas novidades desembarquem no mercado brasileiro o quanto antes.
Via Mobilzona