Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | OPPO A77 5G… vale a pena em 2023?

OPPO A77 5G… vale a pena em 2023?

Compartilhe

A OPPO tem mais um smartphone barato que pode despertar o seu interesse. Além do já mencionado OPPO A78 5G, o seu irmão menor, o OPPO A77 5G mantém a sua identidade em ser um telefone mais acessível e, ainda assim, entregando uma boa experiência de uso.

O modelo de linha média da OPPO vem com alguns atributos que hoje são considerados essenciais para um dispositivo de sua categoria, como a tela com taxa de atualização de 90 Hz e a bateria que entrega um dia de uso longe da tomada.

Porém, ele precisa oferecer mais do que isso para convencer os consumidores que esperam um pouco mais do que isso para as suas atividades diárias.

Vamos descobrir se o OPPO A77 5G pode atender às expectativas dos usuários que se encaixam com o seu perfil de preço.

 

Tela e design

O OPPO A77 5G segue a mesma proposta de design dos demais modelos dentro da sua família, apostando na sobriedade e no reforço da identidade visual para se destacar em relação aos seus competidores de preço.

O modelo pesa apenas 190 gramas, possui corpo de plástico e leitor de digitais na lateral, mantendo assim o padrão do que normalmente encontramos nos produtos da sua categoria.

Sua tela LCD possui 6.56 polegadas, com resolução HD, brilho de 600 nits e taxa de atualização de 90 Hz. Você não tem a melhor qualidade de imagem, mas ao menos tem uma fluidez maior para o sistema operacional e eventuais jogos casuais.

 

Câmera

O OPPO A77 5G possui dois sensores fotográficos com 48 megapixels na câmera principal, e 2 megapixels para os cenários com profundidade, que realizam o registro das fotos em formato retrato ou com fundo distorcido.

As câmeras contam com recursos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens capturadas, o que deve ser mais do que suficiente para compartilhar fotos e vídeos através das redes sociais e aplicativos de mensagens.

A câmera frontal para selfies recebe 8 megapixels para entregar os resultados considerados padrão para fotos e chamadas de vídeo.

Em todos os casos, podemos esperar fotos impecáveis em dias de sol forte e uma boa quantidade de ruído nos registros durante à noite. E você sempre vai gravar vídeos em FullHD na sua resolução máxima, mas sem o suporte para estabilização dos sensores.

 

Bateria

O OPPO A77 5G conta com uma bateria de 5.000 mAh, que é outro elemento padrão para os telefones de linha média. Com isso, você tem garantidos pelo menos um dia completo de uso longe do carregador.

É esperado que o sistema ColorOS esteja bem otimizado para que a autonomia de uso do dispositivo seja a maior possível. Mas se você precisar recarregar a bateria do OPPO A77 5G, saiba que pode contar com o carregador de 33W incluído no kit de venda, o que permite que o telefone complete o processo de carga em 120 minutos.

 

Processador, RAM e armazenamento

O OPPO A77 5G recebe o processador MediaTek Dimensity 810, que é o que permite que ele seja compatível com as redes 5G. Esse hardware deve ser o suficiente para realizar as tarefas mais essenciais no telefone, além de permitir a execução de jogos casuais ou mais leves sem maiores problemas.

O modelo está disponível em opção única com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Você pode utilizar a RAM virtual para tentar melhorar a fluidez e o desempenho do telefone, e o armazenamento é expansível via cartão microSD.

Todo o conjunto é gerenciado pelo ColorOS 12.1, capa de personalização que reveste o Android 12 presente no dispositivo.

 

OPPO A77 5G: vale a pena?

O OPPO A77 5G tem tudo o que se pode ou deve exigir de um dispositivo com as suas características técnicas e faixa de preço orientada. Lá fora, ele tem preço sugerido de 349 euros. Logo, suas especificações estão alinhadas para um dispositivo dentro dessa realidade econômica.

Quem sabe o dispositivo deixa um pouco a desejar nos sensores fotográficos e até mesmo no processador, que limita as opções do telefone para os jogos leves.

Por outro lado, ele tem um preço acessível, um bom design, uma boa autonomia de bateria e a conectividade 5G, que é algo que será muito procurado pelos usuários nos próximos anos.

Se o usuário estiver bem consciente do que vai receber ao escolher esse telefone, o OPPO A77 5G pode sim ser uma opção interessante. Vale a pena ficar de olho nele para o seu futuro investimento.

Mas sempre olhe para os lados. A concorrência existe também para subir a barra de qualidade dos produtos.


Compartilhe