O OPPO A57s é um daqueles smartphones Android com cara de iPhone que todo mundo quer, mas que custa muito mais barato do que o telefone da Apple, e pelos motivos mais óbvios do mundo.
Estamos diante de um telefone de entrada que se destaca pela oferta de relação custo-benefício que adota aquilo que eu venho chamando de “a receita de bolo”, com um processador mais básico, tela com resolução HD+, câmera de 50 megapixels, bateria de 5.000 mAh e preço competitivo.
Então… o que o OPPO A57s pode entregar de tão diferente em relação aos seus concorrentes diretos de preço?
É o que vamos descobrir a partir de agora.
Design e tela
O OPPO A57s aproveita muito bem a sua frontal, com bordas que praticamente desaparecem para entregar uma tela IPS LCD de 6.56 polegadas com resolução HD+ e taxa de atualização de 60 Hz.
Seu design possui cantos retos e tela plana, se aproximando dos dispositivos mais baratos e menos chamativos do mercado. ao menos encontramos um conector para fones de ouvido, elemento que está ficando cada vez mais raro nos smartphones.
Aqui, temos que enfatizar que o OPPO A57s fica atrás de outros modelos dentro de sua faixa de preço, pois já encontramos dispositivos do mesmo segmento com telas AMOLED e taxa de atualização de 90 Hz.
Câmeras
O conjunto de câmera dupla de 50 megapixels para o sensor principal e 2 megapixels para as fotos de profundidade para desfoques de fundo de cena e modo bokeh é o que se tornou o padrão para os telefones de entrada e intermediários básicos. E é isso o que encontramos no OPPO A57s.
Os sensores vão trabalhar com o software de câmera da OPPO, que entrega o modo noite, o modo retrato e até um modo profissional que altera a ISO, a velocidade de obturação, a abertura do diafragma e o balanço de brancos.
Na câmera frontal, encontramos um sensor de 8 megapixels para as selfies ou stories nas redes sociais, com um modo de embelezamento que pode ser desativado a qualquer momento.
Aqui, fica claro que este não é exatamente o melhor modelo que você pode encontrar para fotos noturnas, mesmo com o aplicativo melhorando alguns detalhes via software. E registrar vídeos a 1080 pixels a 30 frames por segundo é o esperado para esse tipo de telefone, mas não espere imagens tão boas se os sensores não contam com qualquer tipo de estabilização de imagem.
Bateria
O OPPO A57s tem uma bateria de 5.000 mAh, o que deve entregar pelo menos dois dias de uso longe da tomada com esse hardware de entrada e um software pouco intrusivo. Na prática, são 11 horas de jogos ou 19 horas de reprodução de vídeos, o que deve deixar muitos usuários satisfeitos pelo tempo longe do carregador.
E por falar em carregador, o modelo recebe no seu kit de venda o acessório, que é compatível com a potência de 33W, carregando por completo o dispositivo em uma hora e meia.
É sempre importante lembrar que o software da OPPO se encarrega de suspender os aplicativos não utilizados ou em segundo plano, o que ajuda a aumentar de forma decisiva a autonomia de bateria do dispositivo. E essa é uma vantagem que o OPPO A57s tem em relação aos seus concorrentes diretos.
Desempenho
O OPPO A57s abriga o processador MediaTek Helio H35 de oito núcleos. E o grande problema desse chip é que ele já conta com pelo menos quatro anos de mercado, o que pode reduzir a longevidade e os ciclos de atualizações do dispositivo.
O processador trabalha com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o que pode ser considerável o mínimo aceitável para um telefone de entrada neste momento.
Por outro lado, você não está diante de um smartphone que podemos chamar de potente ou com plena fluidez no manejo do sistema operacional. Os aplicativos podem levar alguns segundos para abrir, e os testes de benchmarks deixam o modelo bem longe das 100 primeiras posições nas análises de desempenho.
De qualquer forma, o OPPO A57s é mais do que suficiente para quem só quer navegar pelas redes sociais, ler notícias, realizar chamadas, se comunicar com amigos e familiares nos comunicadores instantâneos e outras funções mais básicas.
Mesmo assim, para os mais corajosos que querem usar o telefone para os jogos, fiquem sabendo que é possível pelo menos tentar ao ativar o Modo Jogo no telefone. Dessa forma, você consegue um desempenho um pouco melhor para rodar alguns games mais básicos. Mas nem pense em rodar Call of Duty ou títulos similares neste smartphone.
Já a ColorOS, capa de personalização do Android presente no OPPO A57s, conta com centenas de opções de personalização, recursos de segurança e configurações acessíveis inclusive para os usuários menos familiarizados com a tecnologia. O modelo chega ao mercado com o Android 12 de série, e não há informações sobre uma atualização para o Android 13, pelo menos neste momento.
OPPO A57s: vale a pena?
A OPPO mais uma vez oferece um smartphone que não é caro (lá fora, ele custa menos de 200 euros), que se torna uma boa opção de compra para os usuários mais básicos.
O modelo é recomendado para quem não vai estressar demais o smartphone, ou seja, para quem não vai utilizar as câmeras para uso profissional ou não deseja rodar jogos pesados no dispositivo.
Para quem quer utilizar o smartphone para realizar e receber chamadas, enviar mensagens do WhatsApp, ler notícias e ir um pouco além disso, ele é mais do que suficiente, mesmo com o seu processador mais restrito.
Como pontos positivos, o OPPO A57s entrega uma grande autonomia de bateria com uma recarga rápida, e sua câmera principal fará boas fotos em cenários com luminosidade perfeita. E o ColorOS é uma das melhores capas de personalização dentro do ecossistema Android.
Se você tem em mente de forma clara quais são os prós e contras do OPPO A57s, ele vale a pena.