Compartilhe

O OnePlus Nord foi anunciado oficialmente, e chegou a hora de compará-lo com os seus dois irmãos mais velhos (e mais caros), o OnePlus 8 e o OnePlus 8 Pro. O comparativo aqui é válido porque tem gente que está em dúvida se pega o modelo que foi apresentado nessa semana, se vai para os dois dispositivos top de linha, ou se espera pelo OnePlus 8T.

E, pelo menos no papel, o OnePlus Nord é o mais atraente de todos, ainda mais com o seu preço sugerido.

 

 

 

Um degrau abaixo = perder potência bruta

 

 

O OnePlus Nord marca a volta da OnePlus ao mercado de linha média, mas nesse caso um linha média premium. E essa é a primeira diferença do novo modelo para o OnePlus 8 e OnePlus 8 Pro. Os segundos contam com o processador Snapdragon 865, enquanto que o Nord aposta no Snapdragon 765G, que tem 5G, potência gaming e outras coisas, mas está um degrau abaixo na escala da Qualcomm.

Porém, o pacote de memórias é o mesmo em todos os modelos. O OnePlus Nord conta com 8 GB de RAM + 128 GB e 12 GB RAM + 256 GB. Mas aqui, tem mais mudanças, com a RAM do tipo LPDDR4X e a memória interna é UFS 2.1. De novo: mesma capacidade, menor velocidade, mas é o suficiente para rodar bem o Oxygen OS.

O 5G SA/NSA está garantido no novo modelo, mas o WiFi é o 5 no lugar dos 6, o que não é crítico para muita gente, mas é algo que alguns precisam levar em consideração para o futuro. Também repete o Bluetooth 5.1, o GPS dual, o chip NFC e a porta USB Type-C (2.0, no lugar do 3.1).

 

 

 

Menos potência, menos bateria, mas um preço apelativo

 

 

O OnePlus Nord é um pouco menor do que os seus irmãos mais velhos, mas também é mais espesso e largo. e, mesmo assim, perdeu um pouco de bateria, ficando com 4.115 mAh, mantendo a carga rápida de 30W via Warp Charge 30T.

Sobre a tela, o OnePlus Nord conta com 6.44 polegadas, sendo assim o menor do trio desse comparativo, mas mantendo as demais características (Fluid AMOLED, 90 Hz, 20:9, FullHD+, 2400 x 1080 pixels), com um leitor de digitais integrado.

 

 

 

Mais câmeras, mas com menos potência

 

 

Há um empate no número de sensores fotográficos, mas o OnePlus Nord possui uma resolução menor. Nesse caso, é melhor explicar sensor por sensor.

O sensor principal do OnePlus Nord é o mesmo do OnePlus 8, com 48 MP (Sony IMX586, f/1.75), como estabilização ótica e eletrônica. Na câmera secundária, a primeira mudança, pois temos um sensor de 8 MP no Nord (f/2.25) contra 16 MP dos modelos mais velhos.

Na terceira câmera, temos a mesma lente macro do OnePlus 8, com 2 MP (f/2.4), e o OnePlus Pro optou por um sensor de 5 MP com filtros de cor. E na quarta câmera (superando o OnePlus 8 no número de sensores e empatando com o OnePlus 8 Pro), o Nord tem um sensor de 5 MP (f/2.4) para leituras de profundidade. Nos vídeos, está mantida a gravação 4K, mas a 30 fps, com 240 fps na resolução Full HD.

Por fim, nas câmeras frontais O Nord conta com dois sensores. O sensor principal tem 32 MP, duplicando a capacidade dos irmãos mais velhos, e um sensor secundário de 8 MP como lente super grande angular. São dois sensores, mas que ficam pau a pau com o OnePlus 8 e superando o OnePlus 8 Pro.

Outras características do Nord são as mesmas dos seus irmãos mais velhos, como a presença do botão físico para desconectar as notificações do telefone, ou os gestos na tela do Oxygen OS (revestindo o Android 10). E é um modelo dual SIM, tal e como os demais.


Compartilhe