OnePlus Concept One, o primeiro smartphone com uma câmera “invisível” | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia OnePlus Concept One, o primeiro smartphone com uma câmera “invisível” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Smartphones | OnePlus Concept One, o primeiro smartphone com uma câmera “invisível”

OnePlus Concept One, o primeiro smartphone com uma câmera “invisível”

Compartilhe

A OnePlus apresentou oficialmente na CES 2020 o OnePlus Concept One, o seu primeiro smartphone conceitual cuja inovação está na câmera traseira, que possui um vidro eletrocrômico.

Essa tecnologia permite que o sensor “se esconda” quando ele não está ativo. O eletro cromismo é uma propriedade que faz com que determinados materiais mudem de cor quando uma carga elétrica é aplicada, e já vimos essa tecnologia em ação nas janelas de alguns aviões.

O OnePlus Concept One foi desenvolvido em parceria com a McLaren, e pode representar um grande avanço de design nos smartphones do futuro.

 

 

OnePlus Concept One, e seu efeito “agora você vê, agora você não vê”

O OnePlus Concept One usa partículas orgânicas para gerar mudanças na transparência do cristal, passando de transparente para translúcido em apenas 0.7 segundos. O cristal atua como um filtro polarizador, entregando imagens mais nítidas com maior nível de detalhes nas cenas de luz mais intensa. Esses filtros são utilizados na fotografia profissional para reduzir as luzes altas ao fotografar uma paisagem, por exemplo.

O dispositivo é inspirado no Spider 720S da McLaren, que possui um teto retrátil acristanado com uma tela de vidro eletromicrômetro. O couro e o vidro do telefone conceito é muito similar ao adotado nos carros da empresa automotiva, com os já conhecidos tons larajna papaya, um claro sinal de identidade presente no OnePlus McLaren Edition.

Um dos grandes objetivos alcançados no desenvolvimento do OnePlus Concept One foi a miniaturização de componentes. Os vidros eletromicrômetros são compostos por duas camadas de vidro com um material entre elas que muda de cor (um cristal de três capas), de modo que o resultado é um vidro muito mais espesso.

 

 

O mais interessante do OnePlus Concept One é que, ainda assim, o cristal da câmera é muito fino, com apenas 0,1 mm, ou 0,35 mm quando combinadas as três capas. Sua espessura é similar ao de um protetor de tela. A empresa testou diferentes opções por oito meses, buscando a melhor na relação entre a aparência, a velocidade e o consumo de energia.

De novo: esse telefone é um conceito, e não há planos para que essa tecnologia desembarque nos dispositivos da OnePlus em breve. Por isso, não foram reveladas especificações técnicas do OnePlus Concept One como processador, tela, memória e armazenamento. O produto é apenas um exercício de design por parte da marca.

 

 

O material adotado é chamativo, mas ainda tem problemas de durabilidade, pois se degrada com o passar dos anos mudando de modo tantas vezes, de modo que ele pode se desgastar nos pontos onde ele não é completamente transparente. Também não é um material barato, de modo que não podemos comparar os custos do cristal do teto de um carro com o revestimento da câmera de um smartphone.

Dito tudo isso, também podemos afirmar que a OnePlus foi a primeira a apresentar um smartphone com câmera “invisível”. O OnePlus Concept One pode trazer uma solução que chegou para ficar. Veremos quais são os frutos que vão sair desse desenvolvimento no futuro, pois vários avanços tecnológicos apresentados com muita antecedência caíram no esquecimento ou se transformaram em meras anedotas.

 

 

Será que veremos muitos smartphones com essa tecnologia no futuro? A OnePlus acredita que sim.

 

Via Wired


Compartilhe