Os novos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ foram anunciados em março, com os cobiçados processadores Qualcomm Snapdragon 845 (em alguns mercados. Porém, suas vendas não são surpreendentes, já que o design é considerado muito similar ao Galaxy S8 do ano passado. Mesmo assim, é (provavelmente) o smartphone Android mais completo do mercado.

Agora, ele tem um rival de peso. O OnePlus 6 é (aparentemente) o Android mais rápido do mercado. Mas… seria um rival à altura do top de linha da Samsung?

Vamos olhar para os prós e os contras de cada modelo.

 

 

Para quem tem um Galaxy S8, a compra do Galaxy S9 é algo desnecessário. Mesmo assim, o novo smartphone da Samsung é excelente.

Para começar, a sua tela é a melhor do mercado. Não há modelo rival que consegue oferecer o mesmo resultado final em brilho, claridade ou qualidade de imagem que o Galaxy S9 oferece.

Tanto o Galaxy S9+ como o OnePlus 6 são smartphones grandes, com telas de 6.2 polegadas e 6.28 polegadas, respectivamente. Porém, o Galaxy S9 conta com uma tela de 5.8 polegadas, mas possui menos RAM e menos uma câmera, o que pode pesar na escolha de muita gente.

O OnePlus 6 tem o notch, enquanto que o S9 mantém a tela Infinity Display. Aqui, é questão de gosto. Você escolhe o que gosta mais.

Nas câmeras, o Galaxy S9 vence. Com um sensor principal com abertura variável, você pode tirar ótimas fotos com ambientes com pouca luz. O OnePlus 6 tem excelentes câmeras, mas não consegue rivalizar nesse ponto.

 

 

Olhando para o outro lado da moeda, o OnePlus 6 consegue ser melhor em alguns aspectos. O mais importante deles é ser o Android mais rápido do mercado nesse momento.

Isso não faz do Galaxy S9 um telefone lento (pelo contrário). Porém, o OnePlus 6, com um sistema operacional muito leve, tira melhor partido do Snapdragon 845.

Os benchmarks mostram essa potência toda, com uma experiência Android mais próxima da proposta da Google. Porém, números sintéticos nada representam. O que manda mesmo é o desempenho na vida real.

É fato que a Samsung Experience é muito melhor que a desgraça do TouchWiz. Mas ainda modifica muito o Android original. Isso é bom pelas funcionalidades adicionadas, mas é ruim pois pode prejudicar o desempenho geral.

Outro ponto a favor do OnePlus 6 é que suas atualizações de software tendem a ser mais rápidas do que na Samsung. Inclusive já pode receber a beta mais recente do Android P.

No quesito preço, o Galaxy S9 é bem mais caro que o OnePlus 6, e esse fator deve ser decisivo na escolha de muitos usuários. Até mesmo a versão com 8 GB de RAm e 256 GB de armazenamento do OnePlus 6 é significativamente mais barato que a versão mais completa do Galaxy S9+.

Conclusão: o OnePlus 6 entrega uma relação custo-benefício melhor que a do Galaxy S9 ou Galaxy S9+.

Mas a escolha é sempre sua.