Press "Enter" to skip to content

OnePlus 13 já humilha o iPhone 16

Compartilhe

Está todo mundo falando do iPhone 16, pois o smartphone da Apple acabou de ser anunciado e ainda está no hype. Mas é sempre muito importante olhar para os lados e ver como a concorrência está se movimentando para entregar produtos tão potentes quanto.

Ou no caso do OnePlus 13, um telefone tecnicamente muito melhor. Há quem diga que o dispositivo, que sequer existe, já humilha o novo telefone da Apple nos testes de benchmarks.

Deixando um pouco a ressalva de lado (já que benchmarks são testes sintéticos que não necessariamente retratam a realidade), vamos tentar entender como que o OnePlus 13 pode superar o iPhone 16 antes mesmo de ser um produto oficial.

 

Deixando o iPhone 16 no chão

O OnePlus 13 impressionou ao superar o iPhone 16 em testes de desempenho, alcançando 3.236 pontos em testes de núcleo único e 10.049 pontos em testes de múltiplos núcleos no benchmark Geekbench 6.

Em contraste, o iPhone 16 registrou 3.114 e 6.666 pontos nas mesmas categorias, respectivamente.

Os resultados indicam que o novo modelo da OnePlus, equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 4, está pronto a bater o concorrente da Apple na performance e na eficiência energética.

Tudo indica que o OnePlus 13 é um smartphone top de linha de toda regra. O novo processador da Qualcomm vai trabalhar com 16 GB de RAM e o Android 15 como bases técnicas.

Além disso, o dispositivo contará com uma tela de resolução 2K e um design de câmera renovado, que promete melhorar a experiência fotográfica com um módulo de três câmeras de 50 MP, otimizadas pela Hasselblad, que incluem um sensor principal, um ultrawide e um periscópio.

Também é esperado que o OnePlus 13 receba uma bateria acima da média para qualquer smartphone Android premium, com 6.500 mAh, com suporte para recarga sem fio.

 

Benchmark não é tudo nesse mundo

Reforço que os usuários não podem se apegar única e exclusivamente aos números entregues pelos resultados sintéticos dos testes de benchmarks.

A experiência de uso diário é algo decisivo para definir qual é o melhor smartphone para os diferentes perfis de uso.

O iPhone 16 conta com características que certamente são mais atraentes para determinados grupos de usuários. Os recursos de software exclusivos do iOS e a integração com todo o ecossistema da Apple são dois elementos que certamente pesam na escolha por ele.

O lançamento do OnePlus 13 está previsto para ocorrer em outubro, em uma janela antecipada em relação aos modelos das gerações anteriores.

E do que foi revelado sobre esse modelo, muito é parte do marketing baseado na rivalidade entre Android e iOS, que perdura até hoje.

Não sei se é exatamente o caso de, nesse momento, colocar um modelo na frente do outro. Mesmo porque estamos falando de telefones com sistemas operacionais que, em teoria, estão amadurecidos, entregando uma excelente experiência de uso nos dois casos.

O que é preciso ficar atento é no fato de o Android ser MENOS CUSTOMIZADO que o iOS, por melhor que ele esteja nesse momento.

E toda essa potência de hardware pode estar associada não apenas à potência bruta, mas ao bom funcionamento ou experiência de uso pleno.

E aqui, é muito mais de se questionar se “ser o mais potente” também não está associado à necessidade de funcionar bem.

Reflita sobre isso.


Compartilhe