TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia OneDrive completa 15 anos, e recebe uma nova interface | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | OneDrive completa 15 anos, e recebe uma nova interface

OneDrive completa 15 anos, e recebe uma nova interface

Compartilhe

O OneDrive completou 15 anos de vida, e nem parece que o serviço está há tanto tempo conosco. Para comemorar a data icônica, a Microsoft apresentou uma série de novidades para o seu serviço de armazenamento na nuvem.

A principal mudança que o OneDrive recebeu é também aquela mais perceptível para os usuários: o seu design, que entrega um maior senso de organização à página web do serviço.

A Microsoft apresentou todas as novidades do OneDrive em um post no seu blog oficial, e todas as mudanças só vão chegar aos usuários daqui a alguns meses.

De qualquer forma, vale a pena conhecer desde já o que a Microsoft preparou para o novo OneDrive, e vamos mostrar quais são as principais mudanças no serviço neste post.

 

 

 

15 anos é muito tempo (e a gente nem percebeu isso)

O simples fato de o OneDrive completar 15 anos de vida e boa parte dos usuários não perceber que ele já está funcionando ao longo de todo esse tempo é a prova que o tempo passa rápido demais, principalmente no mundo da tecnologia.

Apesar deste não ser o serviço mais popular entre os usuários que procuram salvar arquivos na nuvem, é bom saber que ele existe e pode ser uma ótima alternativa para quem eventualmente vai precisar dele, principalmente para os profissionais, estudantes e usuários comuns que adotaram o Microsoft Office como sua solução de produtividade.

A Microsoft é uma das empresas que mais (e melhor) impulsionou a tecnologia na nuvem, e toda a maturidade que o OneDrive alcançou é um claro reflexo desse pensamento.

Apesar do design atual do OneDrive não oferecer maiores problemas ou pontos de desagravo junto aos usuários, mudar de tempos em tempos é sempre algo muito positivo. E a plataforma de armazenamento na nuvem da Microsoft recebe de presente de 15 anos uma mudança estética que oferece uma maior organização para os usuários do serviço.

 

 

 

Uma mudança estética que oferece uma maior organização

Pelo menos na parte de organização, o OneDrive entrega interessantes mudanças. Sua versão web que está em funcionamento até agora é composta exclusivamente de uma lista de arquivos salvos e os filtros para que o usuário saiba o que é cada conteúdo e onde ele está.

No novo design do OneDrive (ou melhor Microsoft OneDrive Home, que é como a gigante de Redmond está chamando a solução ultimamente), ao menos é possível identificar sessões mais marcadas ou utilizadas, com pastas diferenciadas, filtros para acesso rápido a determinados conteúdos e outros aspectos que levam de forma inevitável a uma maior organização para a localização dos conteúdos armazenados na nuvem da Microsoft.

Com isso, a página inicial do novo OneDrive Home será mais limpa e intuitiva, permitindo assim um uso mais simples e direto (ou pelo menos essa é a ideia).

O Microsoft OneDrive Home vai organizar os seus arquivos com base nas suas atividades mais recentes, permitindo um filtro pelo tipo de arquivo para uma busca mais simples. Além disso, o OneDrive apresenta botões dedicados para buscas de arquivos do Office (Word, Excel, PowerPoint) ou PDF.

Do lado esquerdo, um painel de acesso rápido permite uma maior marcação de bibliotecas nos documentos, e para ver as últimas mudanças realizadas, um segmento dedicado para as atividades mais recentes nos arquivos estará disponível.

Também será possível obter uma melhor experiência com arquivos colaborativos em todo o Microsoft 365, mencionando colaboradores com a “@” ou trabalhando com várias pessoas em tempo real em um mesmo documento. Uma nova coluna dedicada ao trabalho em equipe será adicionada no OneDrive, facilitando ainda mais esse tipo de interação ou gerenciamento de arquivos dentro dessa categoria.

E é claro que o “efeito TikTok” está presente no novo OneDrive.

A nova interface para documentos na nuvem contará com Stories para fotos e vídeos, utilizando os arquivos que estão armazenados na nuvem para criar esse tipo de interação dentro da própria plataforma.

Os stories criados pelo OneDrive são privados, mas poderão ser compartilhados com parentes, amigos e colegas de trabalho, e essas pessoas terão a chance de reagir e comentar nos arquivos, tal e como se fosse uma rede social qualquer.

 

Quando tudo isso estará disponível?

A Microsoft não confirmou uma data específica para o lançamento da nova versão do OneDrive. Só confirmou que isso vai acontecer “nos próximos meses”, primeiro para profissionais e estudantes, e em um segundo momento para o grande público.

Lembrando que o novo OneDrive já está disponível pelo menos na Austrália no Android, iOS e navegadores web. Em outros mercados, ele vai chegar primeiro nos Estados Unidos e depois no restante do mundo.


Compartilhe