A One UI é a nova interface de usuário para smartphones anunciada pela Samsung no evento para desenvolvedores, a SDC 2018. Ela substitui a Samsung Experience (que substituiu a famigerada TouchWiz) como capa principal de interação do sistema Android para o usuário final.

Deixando de lado se você prefere o Android by Google ou uma interface customizada, fato é que o que podemos ver na One UI logo de cara agrada. Ela parece ser mais simples e limpa, com um ar de Material Design. E esse é o melhor caminho para os fabricantes. Os ícones foram renovados com cantos arredondados, e sua estética minimalista vai atrair a atenção de muitos usuários.

 

 

A One UI oferece uma interessante novidade, a Focus Blocks, que agrupa elementos para que sejam mais fáceis de alcançar com o manejo com uma das mãos. Algo impossível em dispositivos com telas de 6 polegadas ou mais.

Os botões de compartilhamento também foram para a parte inferior para um melhor alcance ou manejo com uma das mãos. Não há maiores detalhes, mas várias mudanças nesse sentido visam oferecer o conteúdo e funções ao alcance da mão do usuário.

Também há um modo noturno para facilitar a leitura no escuro, sendo similar ao UI do Pixel Stand, com muitos elementos similares aos do Android 9 Pie e até do iOS.

 

 

A nova One UI coincide com a cor do acabamento do dispositivo. Por exemplo, um Galaxy S9 violeta tem um tema específico para essa cor.

Por fim, destacamos a ‘limpeza’ da nova tela inicial. O widget de clima é menor e a barra de buscas do Google tem um fundo cinza translúcido mais sutil.

A One UI está em fase beta, e deve lançar a sua versão final em janeiro de 2019. Usuários da China, França, Alemanha, Índia, Polônia, Coreia do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos portadores dos modelos Galaxy S9, S9 Plus e Note 9 já podem testar a nova interface. Não há informações se a Samsung vai liberar a nova interface para modelos como o Galaxy S8/S8+ e Galaxy S7/S7 Edge quando esses modelos forem atualizados para o Android 9 Pie.