Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Onde o Android 14 mais decepcionou

Onde o Android 14 mais decepcionou

Compartilhe

Ninguém gosta de sentir o gosto amargo da decepção na boca, principalmente quando está utilizando um caro smartphone que deveria funcionar perfeitamente. E só piora quando é o Google que causa a frustração.

O Android 14 foi muito esperado pelos usuários, tal e como acontece com qualquer nova versão do sistema operacional da gigante de Mountain View. Porém, seus problemas se tornaram mais evidentes do que suas novidades, e isso deixa marcas profundas na alma dos usuários.

Neste artigo, vou compilar aqueles que são considerados os principais problemas do Android 14, para que os usuários possam ter em mente onde que o Google precisa realmente acertar no Android 15.

 

Mais do mesmo

Muitos usuários e especialistas em tecnologia afirmam que o Android 14 não teve novidades significativas, dando a entender que o Google copiou a Apple no famigerado continuísmo.

A atualização trouxe poucas mudanças em relação à versão anterior, especialmente para dispositivos que não pertencem à família Pixel. Ao menos esses contam com um app do Câmera que é considerado espetacular.

Por outro lado, entendo que este aspecto poderia ser contornado pelos parceiros do Google, que customizam o Android de forma livre e desimpedida (em alguns casos, personalizam até demais), e podem adicionar as novidades que querem ou entendem que os usuários merecem.

De qualquer forma, até mesmo aquelas que são consideradas as “grandes novidades” propostas pelo Google não empolgam no Android 14. Por exemplo, a personalização da tela de bloqueio, o controle de permissões e outras novas funções que pouco ou nada agregam na rotina dos usuários.

Pode ser até um exagero o que vou escrever aqui, mas… comparado com as inovações do iOS 16, o Android 14 parece estagnado. Algo que é até surpreendente, considerando o já mencionado continuísmo do sistema operacional da Apple.

 

Os erros e bugs persistentes

Mas o que realmente causou desgosto na maioria dos usuários que atualizaram o seu smartphone para o Android 14 foi o festival de problemas que a versão apresentou nos mais diferentes dispositivos.

Entre as falhas mais irritantes que usuários de fóruns espalhados pela internet mencionam estão:

  • O gesto de retornar à tela inicial não funciona.
  • As notificações não são limpas.
  • A função de frase rápida não responde a chamadas ou alarmes.
  • O teclado aparece constantemente na tela inicial.
  • A rolagem por gestos entre aplicativos não funciona.
  • A tela fica preta ao alternar aplicativos do botão de aplicativos recentes.

E para piorar a situação (como se isso fosse possível), o Android 14 apresento um elevado consumo de bateria em alguns dispositivos. E essa é a última coisa que os usuários desejam quando atualizam o sistema operacional.

Aliás, a última coisa que qualquer pessoa quer em um smartphone hoje é um sistema operacional que drena a bateria, acabando com a autonomia antes do final do dia.

 

Lições para o Android 15

Fica a esperança (veja bem: eu escrevi ESPERANÇA, e não DESEJO) que o Google observou o comportamento do coletivo e anotou todas as reclamações para acertar no Android 15.

Porque é necessário.

A próxima atualização do sistema operacional precisa ser robusta e oferecer novidades realmente impactantes para recuperar a confiança dos usuários.

E aqui, não estou falando de recursos revolucionários. Falo de novidades que fazem a diferença no dia a dia do usuário. Muito mais do que um teclado problemático e notificações anormais.

Quem sabe não está na hora do Google se inspirar nas inovações apresentadas no iOS 16 que agradaram em cheio aos usuários do iPhone.

A Apple nem vai ligar, já que copiou várias coisas do Android na última versão do sistema operacional. E ter recursos similares ao transição de chamadas, fichas de contato com maior volume de dados e o clone do Journal não seria uma má ideia.

Que seja ao menos um começo para uma nova fase do Android.

Mas se o Google corrigir os erros presentes no Android 14, já me dou por satisfeito.


Compartilhe