TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Onde está a pasta Lixeira do meu smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Onde está a pasta Lixeira do meu smartphone?

Onde está a pasta Lixeira do meu smartphone?

Compartilhe

No Windows, nós temos a Lixeira, que é uma pasta do sistema onde os arquivos pessoais que não são mais desejados ficam ali para serem excluídos de forma definitiva em um segundo momento. Se o usuário se arrepende da remoção do arquivo em questão, pode recuperá-lo com facilidade.

Mas… como isso funciona nos smartphones? Certamente temos uma área equivalente para armazenamento temporário de arquivos excluídos. E ela não funciona da mesma forma que nos acostumamos a ver no Windows.

Neste post, vamos mostrar como funciona a Lixeira nos sistemas Android e iOS. E já deixo um #SPOILER: essa Lixeira não é centralizada.

 

 

 

Encontrando as Lixeiras no iPhone

Os aplicativos mais populares do iPhone e iPad contam com Lixeiras específicas, e a partir de agora mostramos como você pode localizá-las sem maiores dificuldades.

 

 

Mail e Fotos

O Mail conta com uma pasta dedicada chamada Lixeira, onde os e-mails eliminados ficam por lá durante 30 dias para serem restaurados em caso de arrependimento. Essa pasta aparece ao lado das demais pastas de e-mail.

Já o Fotos conta com uma pasta chamada Eliminadas, que pode ser localizada na barra lateral esquerda do aplicativo.

 

 

Notas e Notas de Voz

No Notas, tudo o que foi eliminado desaparece para sempre, mas você pode desfazer a última eliminação deslizando três dedos sobre a tela para o lado esquerdo. Se queremos voltar a fazer algo que desfizemos, basta deslizar os mesmos três dedos na tela para o lado direito.

O mesmo procedimento vale para o Notas de Voz, com os mesmos gestos na tela para desfazer e refazer. Aliás, esses gestos são comuns para todo o iOS.

Não é uma Lixeira clássica, mas é melhor do que nada.

 

 

Arquivos

O Arquivos conta com o item Recém Eliminado, que armazena arquivos do Pages, Numbers ou Keynote por 30 dias antes da remoção em definitivo. Ou seja, ele funciona tal e como uma Lixeira clássica, oferecendo um tempo maior para o usuário se arrepender de alguma ação.

 

 

 

Encontrando as Lixeiras no Android

O cenário aqui não é tão diferente do iOS, pois a lixeira não é centralizada para os principais serviços. Porém, o Android 12 conta com uma Lixeira clássica para arquivos pessoais armazenados no dispositivo. Ela está em Ajustes > Armazenamento > Lixeira. E, ainda assim, os desenvolvedores de aplicativos precisam preparar os softwares para se beneficiarem desse item.

De qualquer forma…

 

 

Google Files

O Google Files conta com uma Lixeira que está localizada na barra lateral deste aplicativos, e os itens removidos nos últimos 30 dias podem ser localizados com facilidade.

 

 

Google Fotos

No Google Fotos, a Lixeira está no item Biblioteca, que pode ser localizado na barra de ícones na parte inferior da interface, abaixo do item Utilidades. Ali, você verá as fotos e vídeos removidos por você nos últimos 60 dias.

 

 

Gmail, Drive e Keep

O Gmail possui uma pasta Lixeira que armazena os e-mails removidos nos últimos 30 dias. O item está em um painel lateral, junto com as outras bandejas de e-mails.

O Google Drive também possui uma pasta chamada Lixeira no seu menu lateral, e ela armazena arquivos removidos nos últimos 30 dias. O mesmo acontece com o Google Keep, mas com um prazo menor de recuperação: apenas 7 dias.

 

 

Contatos do Google

Libere o menu lateral da interface do aplicativo de Contatos do Google e você vai encontrar a Lixeira deste aplicativo, que também armazena por 30 dias os contatos que você removeu de sua lista.


Compartilhe