OMS recomenda: games na quarentena

Compartilhe

Está valendo qualquer coisa para tentar superar a maratona do isolamento social. Qualquer coisa… mesmo! A pandemia do coronavírus manteve boa parte do mundo confinado, e as horas tendem a passar mais devagar quando saímos de nossa rotina regular.

Além da ausência de outras pessoas ao seu redor (ou o convívio mais próximo com as mesmas pessoas), a rotina em ter que lidar com as mesmas notícias e os mesmos problemas podem sufocar qualquer ser humano que ainda se considera saudável nesse momento. É muito importante que as pessoas procurem diferentes alternativas para ocupar seu tempo, buscando dessa forma criar um contraste de atividades, com a maior variedade possível.

O pessoal da Organização Mundial da Saúde (OMS) também está preocupado com a saúde mental e emocional dos confinados, algo que é tão importante quanto manter as pessoas seguras do COVID-19. Mesmo porque quando as pessoas estão com a mente mais ou menos no lugar tendem a seguir as orientações de isolamento social passadas por médicos e especialistas em epidemiologia/saúde.

Por isso, a OMS traçou uma estratégia robusta para servir de suporte para a população mundial durante esse período de contingenciamento. Além do chat bot oficial via WhatsApp, onde as pessoas podem responder a perguntas rápidas e descobrir de forma preliminar se está ou não com os sintomas do coronavírus (para dessa forma tomar as providências mais corretas para o seu nível de enfermidade), o órgão também trabalha nesse momento com estudos que confirmam a validade do uso de videogames para manutenção do isolamento social.

 

 

 

Conheça o #PlayApartTogether

 

 

Com essa perspectiva, nasceu a iniciativa #PlayApartTogether, que é fruto da parceria da Activision Blizzard, Zynga e outros estúdios desenvolvedores de games, com o respaldo da própria OMS. A ideia do projeto é incentivar o isolamento social acompanhado de atividades coletivas virtuais, através de alguns dos videogames mais populares do mercado.

É uma iniciativa bem interessante, que pode ser muito eficiente com o público mais jovem, que demonstra uma certa relutância em manter a quarentena, mas que está mais propensa a aderir aos pedidos da OMS quando algum elemento social, de tecnologia, de interação remota ou que envolva de alguma forma o mundo dos games está presente.

A #PlayApartTogether ficará ativa em jogos de inúmeros desenvolvedores e para diversas plataformas, como PC, Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4. A iniciativa é respaldada pelos estúdios a seguir:

 

Activision Blizzard
Kabam
Snap Games
Amazon Appstore
Maysalward
Twitch
Big Fish Games
Playtika
Unity
Dirtybit
Pocket Gems
Wooga
Glu Mobile
Riot Games
YouTube Gaming
Jam City
SciPlay
Zynga

 

Em breve, alguns jogos desses estúdios vão receber dinâmicas interativas ou variações dos seus modos de jogo que devem estimular mais partidas multiplayer ou em equipe, o que deve deixar o duro período de isolamento social para combate ao COVID-19 algo um pouco menos doloroso e mais divertido. Não há previsão para quando tais interações ou atualizações vão desembarcar nos jogos, ou quais títulos devem receber as atualizações focadas nessa iniciativa.

Mesmo se você não tem nenhum amigo para jogar em modo multiplayer, acho válida a recomendação do uso de videogames para superar a quarentena. Eu mesmo estou recuperando os jogos do passado para não morrer de tédio, e a estratégia está funcionando muito bem.

 

 

Via BusinessWire


Compartilhe