A chegada do Xbox Cloud Gaming ao Fire TV Stick da Amazon é mais um importante capítulo na evolução dos jogos em nuvem, permitindo que os usuários joguem títulos de alta qualidade sem a necessidade de um console físico.
A parceria entre Amazon e Microsoft visa transformar a experiência de jogo, que será mais acessível e prática para os consumidores. Ao mesmo tempo, deixa o lançamento de três novas versões dos atuais consoles Xbox Series algo ainda mais incompreensível e sem sentido.
Oferecer a liberdade de rodar os jogos do Xbox em qualquer dispositivo é uma bandeira que a Microsoft está defendendo a algum tempo, esse lançamento em parceria com a Amazon é muito mais coerente do que se imagina.
Disponibilidade e compatibilidade
O aplicativo do Xbox Cloud Gaming estará disponível a partir de julho nos modelos Fire TV Stick 4K Max e Fire TV Stick 4K. Infelizmente, modelos mais baratos como o Fire TV Stick Lite não serão compatíveis com a plataforma da Microsoft.
O acesso de alta performance se torna mais democratizado… desde que o usuário possua um dispositivo compatível e uma conexão à internet de qualidade. Infelizmente, não estamos diante de um mundo perfeito, e todos os modelos poderiam estar contemplados pelo Xbox Cloud Gaming.
Para usufruir do Xbox Cloud Gaming, é necessário ter uma assinatura do Game Pass Ultimate, que pode ser adquirida de forma direta com a Microsoft ou por meios alternativos. Normalmente os novos usuários tendem a receber um desconto na primeira contratação do plano.
Além disso, é essencial ter um controle Bluetooth compatível. Controles de Xbox e PlayStation podem ser utilizados com o Fire TV Stick e com o aplicativo do Xbox na nuvem, deixando a escolha do periférico preferido para o jogador.
As vantagens do jogo na nuvem
A principal vantagem do jogo em nuvem é a eliminação da necessidade de hardware potente e caro, já que todo o processamento é feito nos servidores da Microsoft.
Essa tecnologia permite que jogadores acessem uma vasta biblioteca de jogos em qualquer lugar com uma boa conexão à Internet, transformando TVs comuns em verdadeiras plataformas de jogos.
A mesma regra se aplica a outros dispositivos compatíveis com o Xbox Cloud Gaming, como smartphones e tablets. Qualquer tela compatível com a plataforma pode rodar jogos sem depender de um console de videogames conectado em uma TV na sala de casa ou no quarto.
E um Fire TV Stick é bem mais barato que o menos caro console Xbox Series.
Além do Xbox Cloud Gaming, os dispositivos Fire TV Stick também suportam a Amazon Luna, a plataforma de jogos em nuvem da própria Amazon (que, infelizmente, não está disponível no Brasil… por enquanto).
Comparando com todas as outras plataformas de jogos na nuvem (incluindo a finada Google Stadia), a solução da Microsoft está minimamente madura e consolidada para ser uma alternativa real para os jogadores.
E essa parceria com a Amazon pode afastar de vez a ideia da Microsoft em lançar dongles próprios para transformar qualquer TV em uma Xbox. Até o momento, essas promessas não se concretizaram totalmente.
Pelo visto, a Microsoft quer ampliar a sua base de usuários através de parcerias estratégicas no lugar de investir e comercializar um novo hardware. Até porque ela já fez isso em 2024, lançando três versões do seu novo console de videogames.
Ou seja, o parágrafo anterior ajuda a explicar (nem que seja em partes) por que você não vai receber um Xbox Cloud Stick em 2024.
Quem sabe no ano que vem.
Via The Verge