Sim… o X (Twitter) voltou a funcionar no Brasil, e sem VPN.
De que forma? Não sabemos ainda. Não há qualquer informação oficial sobre uma mudança da decisão judicial que estabeleceu o bloqueio da rede social de Elon Musk na internet brasileira.
E, mesmo assim: o X não está funcionando para todo mundo, o que pode causar uma certa desinformação para o grande grupo de usuários, principalmente para os mais ansiosos, que querem voltar a utilizar a rede social o quanto antes.
Para ajudar aos desavisados e esclarecer melhor o que está acontecendo, vou explicar neste artigo qual é o cenário de momento do X no Brasil.
O X voltou… mas… pra quem?
Neste momento, posso dizer que o X (Twitter) voltou PARCIALMENTE ao Brasil, mas essa não é uma posição oficial da plataforma (que não se pronunciou sobre o assunto) e do Supremo Tribunal Federal (que estabeleceu o bloqueio).
Ao receber a informação do Tecnoblog, fui verificar se o X estava mesmo funcionando no meu smartphone, um Samsung Galaxy S21 Ultra. E a resposta é SIM: consegui verificar os feeds com as postagens mais recentes na plataforma.
Detalhe: não uso aplicativos de VPN no smartphone, e minha conexão de WiFi não possui nenhum tipo de alteração de software para acesso à internet.
E é claro que o Trending Topics do Brasil já está tomado com essa pauta, com o tópico “O TWITTER VOLTOU” como um dos mais mencionados pelos usuários.
Devo fazer o registro que, ao longo desse período de suspensão temporária, recebi de forma esporádica algumas notificações do aplicativo do Twitter, e não encontrei qualquer tipo de explicação para esse comportamento do app.
E aqui, é preciso mencionar um ponto muito importante: o acesso ao X/Twitter neste momento só é possível pelo aplicativo para smartphones.
Ao tentar acessar o X pelo navegador web ou pelo app instalado no computador Windows, a rede social não está funcionando, com a informação de bloqueio por DNS.
Por isso, muitos usuários podem não estar sabendo dessa “volta” do Twitter, ou tentaram utilizar outros dispositivos e não conseguiram acessar a rede social, o que pode causar dúvidas e frustrações para um grande grupo de pessoas.
O que aconteceu então?
O Tecnoblog levanta a possibilidade de o aplicativo do Twitter ter adotado outro domínio ou IP para burlar o bloqueio estabelecido pelas operadoras.
O que faz sentido, já que apenas os apps oficiais para smartphones estão oferecendo o acesso à plataforma. O x.com segue bloqueado.
E como a maioria dos usuários brasileiros acessa o Twitter pelo smartphone…
Vamos acompanhar com atenção os próximos acontecimentos. É certo que o STF e a Anatel devem se pronunciar sobre o assunto nas próximas horas.
De qualquer forma, o registro do “retorno” do X foi feito, além de esclarecer as dúvidas de momento sobre a volta da rede social no Brasil “do nada” e de forma repentina.
Algumas questões ainda precisam ser esclarecidas, mas com o X não possui representantes no Brasil, fica um pouco mais difícil ter uma posição oficial.
Quem sabe se a pergunta for feita de forma direta ao Elon Musk. Em teoria, isso agora é possível.