TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O WhatsApp caiu? Ou o problema sou eu? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O WhatsApp caiu? Ou o problema sou eu?

O WhatsApp caiu? Ou o problema sou eu?

Compartilhe

Perceber que o WhatsApp não está funcionando (principalmente naquele momento em que você mais está esperando por aquela resposta de um assunto importante) sempre traz um sentimento desagradável.

Mas nada nesta vida é para sempre, e o WhatsApp é gerenciado por humanos (além de ter como dono um ser humano um tanto quanto problemático chamado Mark Zuckerberg). Logo, ele pode parar de funcionar pelos mais diversos motivos.

Nessas horas, é importante saber se o problema está acontecendo no WhatsApp ou com o seu smartphone. E neste artigo, vamos mostrar várias estratégias que podem ajudar a definir de quem é o problema (e tomar providências sobre o assunto).

 

Afinal de contas, o WhatsApp caiu (ou não)?

O primeiro passo para resolver qualquer problema em nossa vida é reconhecer que o problema existe. E o segundo passo é detectar onde está o problema.

Com o WhatsApp, isso não é diferente. E é fundamental entender aqui se o problema está acontecendo com a plataforma de mensagens instantâneas ou com a sua conexão com a internet.

Para muitos usuários menos experientes, esse entendimento pode ser um pouco confuso, pois identificar a origem da falha parece ser algo complexo. Por outro lado, existem algumas dicas e truques que podem ser muito úteis na hora de estabelecer um diagnóstico com o WhatsApp.

A partir de agora, vamos detalhar cada uma das possibilidades que podem afetar o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do planeta, em maior ou menor grau.

 

Verifique se o seu smartphone está conectado à internet

É o primeiro e mais óbvio passo que você deve dar antes de qualquer outra providência a ser tomada sobre o assunto.

Verifique se o problema está na sua conexão de internet abrindo o navegador web no smartphone e acessando qualquer página de internet. Vale a pena tentar outros aplicativos instalados no telefone que não são o WhatsApp. Ou uma simples busca no Google é o suficiente para constatar se a sua conexão de internet está ou não funcionando bem.

Se o seu smartphone não tem uma conexão de internet ativa (não exibe os resultados da busca do Google ou uma página que você tentou acessar por qualquer motivo, por exemplo), tente reiniciar o roteador (se você está utilizando uma conexão WiFi) ou se o seu plano de dados móveis está ativo no telefone.

O normal é que o WhatsApp volte a funcionar tão logo a conexão de internet se normalize no seu smartphone. Ou seja, o problema pode ser tão simples e besta como esse, e muitos ficam quebrando a cabeça tentando soluções mais complexas que não são necessárias.

Agora, se a sua conexão de internet está funcionando normalmente no smartphone e ainda assim o acesso ao WhatsApp é inexistente, chegou a hora de adotar a próxima dica deste artigo.

 

Verifique se o problema está no WhatsApp

Se a sua conexão de internet está funcionando perfeitamente, o problema pode estar no WhatsApp. E se for este o caso, você não está sozinho nessa: outras pessoas estão passando pela mesma anormalidade.

Neste caso, vale a pena fazer o óbvio: perguntar para outras pessoas em outras redes sociais se o aplicativo de mensagens instantâneas está ou não funcionando. Outro método bem simples para comprovar se a plataforma está enfrentando algum tipo de anormalidade é visitando a página de status do WhatsApp no DownDetector.

Eu até poderia recomendar que você procurasse alguma atualização de status na conta oficial do WhatsApp no Twitter. Porém, o Meta não usa esse meio de comunicação desde 2014.

Por isso, o DownDetector é a melhor via para consultar se alguma plataforma de comunicação, rede social, operadora de telefonia e internet ou qualquer outro serviço conectado está funcionando, enfrentando problemas ou se está em queda.

Na página, se você identificar um gráfico com um salto considerável ou elevado no número de informes sobre problemas no WhatsApp, é um sinal claro de que não só o serviço está em um comportamento anormal, mas que outras pessoas estão enfrentando o mesmo que você.

Se for este o caso, não há muito o que se possa fazer a não ser esperar que o WhatsApp volte a funcionar normalmente. Neste caso, não vale a pena desinstalar o aplicativo e reinstalar, apagar os dados em cache ou instalar versões anteriores do app no seu smartphone. Só o tempo e o trabalho dos profissionais do Meta vão normalizar o serviço.

Esse tipo de queda não dura mais do que algumas horas. Logo, basta ter um pouco de paciência para ter o WhatsApp de volta.

 

Em alguns casos, o problema pode ser você

Por favor, tente me entender antes de me xingar.

Em alguns casos muito específicos, o problema pode ser específico no seu smartphone. E essa falha pontual no telefone pode afetar o comportamento do WhatsApp instalado no seu dispositivo.

Isso é algo bem comum, principalmente se o usuário está no programa beta do WhatsApp, que normalmente oferece versões do aplicativo que ainda estão em desenvolvimento e, por conta disso, apresentam falhas de funcionamento.

Se você suspeita que a culpa do não funcionamento do WhatsApp está no aplicativo instalado no seu smartphone, ainda é possível solucionar a falha por conta própria. Procure por atualizações da versão beta do app (caso você seja um usuário inscrito no programa de desenvolvimento do serviço), algo que pode acontecer de forma mais corriqueira que a versão final do software (um intervalo de um ou dois dias no máximo).

E se você não tem paciência em esperar uma nova versão do WhatsApp (beta ou final), pode tentar voltar para uma versão anterior do aplicativo para voltar a utilizar o software normalmente.

Antes, faça uma cópia de segurança de todas as suas mensagens para não perder nenhuma de suas comunicações após o processo. E então, desinstale o WhatsApp e instale uma versão anterior do aplicativo para recuperar as conversas em um momento posterior.

 

As soluções mais comuns no WhatsApp

Se o WhatsApp caiu, o melhor é simplesmente esperar que ele volte (de preferência, usando outro aplicativo de mensagem instantânea qualquer). Por outro lado, as soluções clássicas para esse tipo de problema ainda são válidas e podem ser úteis para os usuários mais ansiosos.

Várias das dicas que vamos passar a partir de agora são uma espécie de revisão dos procedimentos que passamos neste artigo e em outros tantos que publicamos no TargetHD.net ao longo dos anos.

Além disso, as dicas a seguir são úteis para outros aplicativos de mensagens, redes sociais e qualquer outro app que está com um comportamento anormal no seu smartphone.

A seguir, as possíveis soluções para trazer o WhatsApp de volta à vida (quando necessário):

  • Reinicie o smartphone em caso de dúvidas: os apps persistentes no telefone serão fechados, incluindo o WhatsApp e aquele app que está impedindo o aplicativo em funcionar corretamente.
  • Atualize o WhatsApp: é possível que a versão atual do aplicativo esteja defasada, e isso também impede o pleno funcionamento do serviço. Verifique se não está disponível uma versão atualizada do software e faça o update o quanto antes.
  • Desconecte e conecte novamente na internet: ative o modo avião e, logo em seguida, desative esse modo para que o smartphone volte a se conectar na internet. Quem sabe dessa forma você recupera a conectividade perdida e, por tabela, devolve a vida ao WhatsApp.
  • Volte para uma versão estável do WhatsApp: os usuários da versão beta do aplicativo podem eventualmente enfrentar problemas com a versão atual e instável do app. Então, volte a instalar uma versão estável do software para resolver o problema.
  • Apague o cache e force o fechamento do aplicativo: são dois passos que mais servem para remediar temporariamente o problema. O procedimento vai permitir que você abra o app do WhatsApp “do zero”, recuperando os novos parâmetros a partir dos servidores do serviço.
  • Verifique o status do smartphone: certifique que o smartphone possui espaço de armazenamento livre o suficiente para salvar novos dados vindos do WhatsApp, se a sua conexão de internet está funcionando em uma velocidade aceitável e se o seu telefone está funcionando bem de um modo geral. Vale a pena detectar se outros aplicativos estão funcionando normalmente e sem problemas.
  • Simplesmente espere: se nada disso funcionar, é sinal de que o problema é mesmo do WhatsApp, que está derrubado por qualquer motivo não identificado. Neste caso, espere que o problema se resolva, utilizando outro aplicativo de mensagens.

 

Conclusão

Problemas no WhatsApp são mais comuns do que parecem, e não podem ser motivos para pânico e desespero, inclusive quando a sua vida profissional depende do bom funcionamento do aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do mercado.

O mais importante é que você faça a análise de forma criteriosa o cenário de momento e verifique todas as possibilidades para solucionar a questão de forma racional e com o menor nível de danos possível à sua instalação do WhatsApp e aos dados armazenados em sua conta dentro do serviço.

Aqui, apresentamos todas as possibilidades para a solução dos principais problemas que podem levar o WhatsApp a ficar inoperante no seu smartphone. Agora, cabe a cada usuário seguir ou não esses procedimentos, adotando a melhor decisão para os seus interesses.

Boa sorte!


Compartilhe