Muitos usuários ficam frustrados quando usam smartphones antigos ou de gama baixa devido à lentidão desses dispositivos. E tal comportamento é histórico no segmento de telefonia móvel
Isso afeta a experiência de uso de um modo geral, com problemas na interface de usuário e uma enorme demora para realizar tarefas que, em teoria, são simples.
Alguns dos problemas de performance podem ser resolvidos com alguns procedimentos que podem evitar que você seja obrigado a colocar a mão no bolso em uma assistência técnica ou compra de um novo dispositivo.
E revisar essas dicas de tempos em tempos é algo necessário.
Começar tudo de novo e liberar armazenamento
Uma das soluções mais eficazes para recuperar o desempenho em qualquer smartphone é restaurar o dispositivo aos ajustes de fábrica.
O procedimento limpa todos os dados e configurações, entregando um novo começo para o aparelho, livre de aplicativos desnecessários e arquivos acumulados.
Além disso, vale a pena liberar espaço de armazenamento interno para obter um desempenho melhor no dispositivo.
Remover aplicativos não utilizados, fotos e vídeos antigos pode liberar espaço significativo no armazenamento, melhorando a velocidade do dispositivo como um todo.
Não se esqueça que o sistema operacional precisa desse espaço livre para várias coisas, como salvar mais rápido um arquivo, armazenar arquivos temporários e receber atualizações.
Você precisa de animações no sistema operacional?
As animações no sistema operacional são bem legais para não deixar a plataforma monótona, mas é um dos elementos que mais prejudicam o desempenho de um smartphone, principalmente se o dispositivo possui poucos recursos técnicos.
Logo, desativar as animações do sistema pode reduzir a frustração ao usar um dispositivo lento e travando, melhorando a fluidez do software no uso diário.
Tanto no iOS quanto no Android, desativar essas animações pode tornar o uso do smartphone mais ágil, mesmo que a melhoria não seja drástica.
Dito isso, vamos mostrar a partir de agora como você pode desativar essas animações nas duas plataformas.
No Android
Primeiro, você precisa ativar as opções para desenvolvedores.
Isso envolve acessar as Configurações do dispositivo e tocar várias vezes no número de compilação para ativar o modo avançado.
Depois, nas opções de desenvolvedor, ajustar as configurações de animação para desativar o recurso.
O passo a passo do procedimento é o seguinte:
- Abra o aplicativo Configurações
- Acesse o menu Sistema
- Role para baixo até a seção Opções do desenvolvedor
- Nesta seção, você encontrará as opções relacionadas às animações do sistema operacional: Escala de animação de janela, Escala de animação de transição e Escala de duração de animação
- O último passo é acessar cada uma dessas opções e selecionar a opção Animação desativada
No iOS
No iOS, desativar as animações é bem mais simples, já que você não precisa ativar um modo de desenvolvedor para este procedimento.
Basta acessar Ajustes, ir para Acessibilidade e ativar a opção “Reduzir Movimento” dentro do menu de Visão. Isso desativa as animações, proporcionando uma melhoria perceptível no desempenho.
O passo a passo do procedimento:
- Abra o aplicativo Configurações
- Ir para Acessibilidade
- Acesse o Movimento, no menu Visão
- Ativar Reduzir movimento
Antes de terminar…
É importante lembrar aos mais exigentes que desativar as animações do sistema operacional pode sim melhorar a usabilidade do dispositivo, inclusive nos modelos mais modestos.
Por outro lado, o procedimento pode também afetar a experiência de uso de forma direta, já que as animações são parte integral da interface.
Desligar esse recurso pode resultar em um efeito em que alguns aplicativos não vão funcionar direito, e cabe ao usuário avaliar se no seu cenário individual a eliminação das animações realmente vale a pena (ou não).