A Microsoft reportou um crescimento em seus resultados financeiros, com receitas de 64,7 bilhões de dólares, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.
O crescimento da empresa foi impulsionado principalmente pelas divisões de Windows e Azure, que continuam a se destacar no mercado de tecnologia.
O lucro líquido da Microsoft alcançou 22 bilhões de dólares, com um crescimento de 10% ano a ano, refletindo a robustez de seu modelo de negócios, confirmando a sua posição forte no setor de tecnologia.
O grande problema da Microsoft nesse momento é a divisão do Xbox, que dá sinais claros de que alcançou o topo do seu volume de vendas.
Queda nas vendas de hardware Xbox
A divisão Xbox registrou uma queda de 42% nos ingressos por hardware, o que liga o sinal de alerta máximo dentro da Microsoft.
Na verdade, este é apenas mais um período de uma sequência na queda das vendas dos consoles, algo que se repetiu em seis dos últimos sete trimestres.
As previsões indicam que essa tendência de quedas nas vendas pode continuar, com a própria Microsoft esperando que o mesmo aconteça no próximo trimestre fiscal, que se encerrará em setembro.
Ou seja, não é um absurdo afirmar que o futuro do atual modelo de negócios do Xbox está mais do que ameaçado.
Essa queda nas vendas de consoles é especialmente preocupante, pois desde o lançamento da Xbox Series X/S em 2020, a empresa nunca havia experimentado uma diminuição tão acentuada no volume de unidades distribuídas.
Estimativas sugerem que a Microsoft vendeu apenas 900.000 unidades de seus consoles no último trimestre, em comparação com os 4,5 milhões de PS5 vendidos pela Sony.
Se isso realmente aconteceu, podemos afirmar que o PlayStation 5 está aplicando um autêntico massacre.
O cenário sugere que o Xbox pode ter alcançado seu pico de vendas de forma precoce, o que é incomum para o ciclo de vida de um console.
Normalmente, as vendas tendem a aumentar nos primeiros anos, mas o Xbox parece ter atingido o seu platô de comercialização em 2022.
A compra da Activision Blizzard e o futuro do Game Pass
Na contramão disso, a divisão de jogos da Microsoft viu um aumento de 61% em seus lucros, impulsionado pela aquisição da Activision Blizzard que custou quase 70 bilhões de dólares para a Microsoft.
Fato é que a compra da Activision ainda não entrega resultados financeiros satisfatórios, algo que, de fato, não iria acontecer de forma imediata.
Além disso, o crescimento dos lucros dessa divisão pode ser temporário e dependente do sucesso da integração da Activision e de seus títulos no portfólio da Microsoft.
A Microsoft precisa ter paciência e esperar que esses jogos entreguem a resposta financeira desejada. Ou a viabilidade a longo prazo da estratégia está ameaçada.
Com a queda nas vendas de hardware, a Microsoft pode se concentrar mais no crescimento do Game Pass, um serviço de assinatura que está se tornando cada vez mais central em sua estratégia.
Recentemente, a empresa aumentou os preços do Game Pass, o que pode resultar em maiores receitas. Ou em um maior descontentamento do grande público.
A transição para um modelo de negócios baseado em assinatura e na nuvem é uma tendência que está se tornando cada vez mais tangível para a Microsoft.
O único e principal impeditivo para que a transição aconteça neste exato momento é o histórico recente de iniciativas similares, que tentaram o mesmo e não chegaram a lugar nenhum.
É certo que a Microsoft observou com muita atenção o que aconteceu com o Google Stadia e o Amazon Luna, e não pode (e nem quer) repetir os erros das duas.
A Microsoft claramente está mudando sua abordagem em relação ao hardware, com uma possível redução na fabricação de consoles e um foco maior em parcerias com Smart TVs e outras plataformas.
A prova disso foi o anúncio recente da disponibilidade do Xbox Cloud nos dispositivos Amazon Fire TV. E todos esses movimentos podem indicar uma mudança na forma como os jogos são distribuídos.
A transição para a nuvem e os serviços digitais é mais do que promissora e sustentável para a Microsoft, mas as incertezas dentro do setor se essa é a melhor estratégia permanecem.
Muitos ainda se questionam sobre a maturidade do mercado de jogos na nuvem e a capacidade de empresas como a Microsoft de se adaptarem a essas mudanças.
Porém, as mudanças precisam acontecer. E rápido.
Estamos diante de novas evidências de que o mercado de consoles está se tornando cada vez mais insustentável.