O som do seu PC não funciona? A culpa é do Windows 10!
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O som do seu PC não funciona? A culpa é do Windows 10!

O som do seu PC não funciona? A culpa é do Windows 10!

Compartilhe

O Windows 10 passou por recentes atualizações, e todo mundo sabe o que isso significa.

Isso mesmo, crianças: problemas.

Algumas pessoas estão alegando que estão ficando com surdez seletiva, pois estão ouvindo todo o resto do universo, menos é claro os sons emitidos pelo computador com Windows 10 instalado, pois no lugar disso só temos ruídos esquisitos.

Este fenômeno está se repetindo ao redor do mundo, e antes que as pessoas pensem que é mais uma ameaça sanitária, é melhor tranquilizar essa galera…

…dizendo que…

 

 

 

Sim… a culpa é do Windows 10… de novo!

Mais uma vez, a culpa pro mais um problema no Windows 10 é das atualizações acumulativas enviadas pela Microsoft. A falha afeta alguns dispositivos que se valem da tecnologia Dolby Digital 5.1, o que pode produzir ruídos agudos nos computadores recém atualizados.

O update problemático foi aquele liberado pela Microsoft na terça-feira passada (11), mais precisamente na versão KB5003173 para o Windows 10 versão 20H2 (2004). Os problemas estão acontecendo ao acaso, e não com um programa em específico. Vários jogos foram afetados, mas os sons reproduzidos pelos navegadores web estão intactos.

Sem falar é claro que muitos computadores estão reproduzindo o volume do som em reprodução em níveis muito abaixo do normal. Quero dizer, quando ouvem algum som.

Mas ao menos o som de inicialização do sistema operacional segue funcionando sem problemas. Não é ótimo saber disso?

 

 

 

Quais são as versões de update afetadas pelo problema?

Isso até pode ser considerado uma boa notícia para os usuários afetados.

O problema apareceu recentemente, e está mais para uma falha de configuração ou conflito de programação do Windows 10 do que uma falha crítica de software que pode colocar em risco a integridade do equipamento.

Além disso, é um problema que está presente apenas nas versões mais recentes dos updates cumulativos do Windows 10, de modo que pode ser remediado de forma mais simples (vou passar uma solução mais adiante; seja paciente).

As versões da atualização do Windows 10 que foram afetadas por esse problema são as seguintes:

  • KB5000842 (lançado em março)
  • KB5001330 (lançado em abril)
  • KB5001391 (lançado em abril) 
  • KB5003173 (lançado em maio)

 

 

 

Como resolver o problema?

Obviamente, você pode esperar pacientemente pela boa vontade da Microsoft em liberar uma correção para o problema e ficar lidando com isso por mais alguns dias. Mas eu me pergunto se alguém possui saúde mental suficiente para suportar um apito por mais de 15 minutos.

Se você quiser tentar solucionar o problema por conta própria, basta seguir os passos abaixo:

  • A coisa mais fácil é ir para as atualizações do Windows 10 nas configurações do sistema operacional e desinstalar a atualização cumulativa mais recente, localizando uma das que acabamos de expor acima.
  • Você também pode transmitir o vídeo ou áudio não ouvido para o navegador da web, pois o som demonstrou funcionar perfeitamente nos navegadores.
  • Você também pode clicar com o botão direito do mouse no ícone de volume que está localizado na barra de tarefas, na parte inferior direita da interface, e selecionar outro tipo de som que você tenha disponível, algo que difere dependendo do fabricante.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe