TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O risco de realizar o acesso root no seu smartphone Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O risco de realizar o acesso root no seu smartphone Android

O risco de realizar o acesso root no seu smartphone Android

Compartilhe

Em nenhum momento eu estou dizendo que você está proibido de realizar o desbloqueio de root no seu smartphone Android. Mas, sendo bem sincero, eu me pergunto por que um usuário comum gostaria de fazer isso a essa altura do campeonato.

Tá, eu compreendo quais são os benefícios diretos. Liberar recursos, utilizar ROMs customizadas e suplantar bloqueios estabelecidos pelo fabricante e operadoras. Sem falar na segunda vida que podemos dar para telefones muito bons que foram abandonados por empresas que adotaram a obsolescência programada.

Porém, é meu dever apresentar os riscos que os usuários adeptos ao root correm com essa prática.

 

 

 

Adeus à garantia

Esse é o primeiro e imediato efeito colateral que o ato de rootear o smartphone pode oferecer para qualquer usuário.

Uma vez que você liberar o acesso ao root no seu dispositivo, o fabricante automaticamente vai automaticamente invalidar a garantia do telefone. Qualquer fabricante. Sem exceção.

Ou seja, se o seu dispositivo apresentar qualquer tipo de problema, você está desprotegido, e o conserto do telefone pode custar mais caro do que o tempo gasto no processo do root.

 

 

 

Pense umas dez vezes antes de tentar

Jamais realize o processo de desbloqueio de root motivado pela empolgação.

Pense com cuidado quais são as características do seu smarpthone que serão modificadas, e uma vez realizado o processo de root, várias funções relacionadas com a segurança do dispositivo vão simplesmente desaparecer.

Além disso, uma modificação errada que você realizar nos ajustes das características pode resultar em danos no sistema que vão bloquear o dispositivo por completo.

Jamais elimine arquivos integrados no sistema operacional, e certifique-se que a ROM alternativa que você deseja utilizar é compatível com o seu dispositivo.

 

 

 

Bloqueio de aplicativos

Desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional Android e o próprio Google não querem que você realize o processo de desbloqueio de root no seu smartphone. E uma forma para “incentivar” você a desistir disso é promovendo o bloqueio do pleno funcionamento de aplicativos em telefones rooteados.

Vários aplicativos negam o acesso aos telefones com acesso root, com o argumento de melhorar a segurança do sistema. Dá para saltar essa segurança, mas entendo que os usuários mais leigos não precisam disso para obter um telefone que funcione bem com diferentes tipos de aplicativos.

 

 

 

Vale a pena?

Para a grande maioria dos usuários, não.

E aqui, estou falando daqueles que usam o smartphone apenas para enviar mensagens no WhatsApp, acessar o Facebook e brigar no Twitter. Muito menos para as pessoas que querem personalizar o smartphone. Existem diversas ferramentas que podem customizar o dispositivo de forma bem simples e muito menos invasiva.

Quem vai precisar do acesso root são os usuários com necessidades muito específicas com o dispositivo, e que estão completamente conscientes dos riscos que correm com essa prática.

Sem falar que o leque de possibilidades de customização dos smartphones ficará ainda mais amplo com a chegada do Android 12, que oferece uma série de novos recursos voltados para essa finalidade.

Por tudo o que foi dito neste post, entendo que este não é o melhor momento para que os usuários tentem realizar o root nos seus smartphones. Vale a pena manter o seu telefone do jeito que está. Afinal de contas, ele está funcionando muito bem. Certo?


Compartilhe