Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O relógio do seu smartphone entrou no horário de verão mais cedo? Você não está sozinho nessa…

O relógio do seu smartphone entrou no horário de verão mais cedo? Você não está sozinho nessa…

Compartilhe

Normalmente, eu vou dormir em torno de 2h da manhã, para acordar às 7h da manhã. Sim, sou um cara que dorme pouco. Eu deveria dormir mais. Mas o meu ciclo de sono não é o tema desse post. Mas foi justamente por causa do meu ciclo de sono que esse post existe.

Ao me deitar, eu peguei o meu Kindle para ler, e olhei para o relógio do smartphone, que indicava 1h59. E comecei a ler um dos livros armazenados no dispositivo. Mas o meu comichão para olhar o Twitter ou WhatsApp antes de dormir fez com que eu desbloqueasse a tela do telefone novamente. E…

Surpresa: 3h05.

Pensei rapidamente “não é possível, estou ficando doido e dormi uma hora enquanto eu lia uma biografia… isso nunca aconteceu comigo antes…”.

Então, fui olhar as horas na Xiaomi Mi Band 2, um terreno seguro, uma vez que o relógio só sincroniza os seus dados com o smartphone quando eu quero. E estava lá: 2h05.

Ou seja… o smartphone mudou para o horário de verão SOZINHO!

Então, amigo… você não está sozinho.

O fenômeno da mudança do fuso horário de forma automática aconteceu com muita gente, e não escolheu plataforma. Smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone) tiveram o seu fuso horário modificado automaticamente e no dia errado (de domingo para segunda).

Vale a pena lembrar que o horário de verão no Brasil teve a sua data alterada para o dia 18 de novembro. Originalmente, a troca de fuso horário estava marcada para o dia 3 de novembro (tanto, que o WordPress ainda está com a mudança agendada para essa data).

Porém, por causa das datas das provas do do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, o Ministério da Educação solicitou o adiamento do início do horário de verão, que agora começa em 18 de novembro (caso contrário, o show dos atrasados 2018 seria ainda maior).

Acontece que, antes da alteração para 4 de novembro, o início do horário de verão no Brasil já havia sido alterado uma primeira vez. A primeira data era justamente para o final de semana de 14-15 de outubro.

Porém, por causa das eleições (mais especificamente por causa das urnas eletrônicas, que não contam com sistema de ajuste de fuso horário), a primeira mudança de data para 4 de novembro foi aprovada.

Ou seja… você não está sozinho nesse sentimento de insônia coletiva. E só resta à você realizar os ajustes de fuso horário do seu smartphone para voltar ao fuso horário normal.

E uma boa segunda-feira para você (se é que é possível com uma hora a menos de sono).


Compartilhe