Normalmente, eu vou dormir em torno de 2h da manhã, para acordar às 7h da manhã. Sim, sou um cara que dorme pouco. Eu deveria dormir mais. Mas o meu ciclo de sono não é o tema desse post. Mas foi justamente por causa do meu ciclo de sono que esse post existe.

Ao me deitar, eu peguei o meu Kindle para ler, e olhei para o relógio do smartphone, que indicava 1h59. E comecei a ler um dos livros armazenados no dispositivo. Mas o meu comichão para olhar o Twitter ou WhatsApp antes de dormir fez com que eu desbloqueasse a tela do telefone novamente. E…

Surpresa: 3h05.

Pensei rapidamente “não é possível, estou ficando doido e dormi uma hora enquanto eu lia uma biografia… isso nunca aconteceu comigo antes…”.

Então, fui olhar as horas na Xiaomi Mi Band 2, um terreno seguro, uma vez que o relógio só sincroniza os seus dados com o smartphone quando eu quero. E estava lá: 2h05.

Ou seja… o smartphone mudou para o horário de verão SOZINHO!

Então, amigo… você não está sozinho.

O fenômeno da mudança do fuso horário de forma automática aconteceu com muita gente, e não escolheu plataforma. Smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS (iPhone) tiveram o seu fuso horário modificado automaticamente e no dia errado (de domingo para segunda).

Vale a pena lembrar que o horário de verão no Brasil teve a sua data alterada para o dia 18 de novembro. Originalmente, a troca de fuso horário estava marcada para o dia 3 de novembro (tanto, que o WordPress ainda está com a mudança agendada para essa data).

Porém, por causa das datas das provas do do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) marcadas para os dias 4 e 11 de novembro, o Ministério da Educação solicitou o adiamento do início do horário de verão, que agora começa em 18 de novembro (caso contrário, o show dos atrasados 2018 seria ainda maior).

Acontece que, antes da alteração para 4 de novembro, o início do horário de verão no Brasil já havia sido alterado uma primeira vez. A primeira data era justamente para o final de semana de 14-15 de outubro.

Porém, por causa das eleições (mais especificamente por causa das urnas eletrônicas, que não contam com sistema de ajuste de fuso horário), a primeira mudança de data para 4 de novembro foi aprovada.

Ou seja… você não está sozinho nesse sentimento de insônia coletiva. E só resta à você realizar os ajustes de fuso horário do seu smartphone para voltar ao fuso horário normal.

E uma boa segunda-feira para você (se é que é possível com uma hora a menos de sono).