O ranking histórico de downloads para iOS e Android (entre 2010 e 2019)

Compartilhe

Fazer a lista dos aplicativos com maior volume de download de todos os tempos não é uma missão das mais fáceis. Mas alguém se atreveu a fazer, e vamos replicar essas listas nesse post.

A fone utilizada para apresentar a lista dos apps com maior volume de downloads da história no iOS e Android é o site App Annie, que combina dados da App Store e da Google Play entre 2010 e 2019 em todo o mundo (no caso da Google Play, a partir de 2012, ano em que a loja foi criada). Os primeiros meses de 2020 podem ter resultado em mudanças em algumas posições, mas em termos gerais, o ranking segue o mesmo.

 

 

 

Os apps e jogos com o maior volume de downloads da história

 

 

O domínio do Facebook é explícito, ocupando as quatro primeiras posições da lista, com quatro aplicativos muito populares (na ordem): Facebook, Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram.

Os apps de mensagens, comunicações e redes sociais são, de forma nada estranha, os favoritos dos usuários, já que representam sete dos dez apps com maior volume de downloads da história. Destaque aqui para o TikTok, que é bem recente, mas já está nesse ranking:

1) FACEBOOK
2) FACEBOOK MESSENGER
3) WHATSAPP
4) INSTAGRAM
5) SNAPCHAT
6) SKYPE
7) TIK TOK
8) UC BROWSER
9) YOUTUBE
10) TWITTER

 

 

Nos jogos, a variedade de desenvolvedores é muito maior, mas é uma seleção bem nostálgica, com alguns clássicos indiscutíveis. Pela ordem, Subway Surfers e Candy Crush Saga ocupam as duas primeiras posições. Ambos são velhos conhecidos por muitos, com popularidade mais que comprovada:

1) SUBWAY SURFERS
2) CANDY CRUSH SAGA
3) TEMPLE RUN 2
4) MY TALKING TOM
5) CLASH OF CLANS
6) POU
7) HILL CLIMB RACING
8) MINION RUSH
9) FRUIT NINJA
10) 8 BALL POOL

 

 

 

Apps e jogos que mais geraram receitas

 

 

Não são os apps que mais geraram gastos aos usuários, mas sim os aplicativos que mais lucraram com as suas propostas. Nesse caso, os apps de streaming são os campeões, onde Netflix, Pandora Music e Tencent Video aparecem no Top 5.

E nada é por acaso aqui. A Netflix superou o iTunes há muito tempo, ditando um novo modelo de negócio. Destaque também para a segunda posição, o Tinder, que revolucionou o universo dos aplicativos de encontros, tornando o mesmo muito lucrativo, algo que nunca foi simples de ser alcançado:

1) NETFLIX
2) TINDER
3) PANDORA MUSIC
4) TENCENT VIDEO
5) LINE
6) IQIYI
7) SPOTIFY
8) YOUTUBE
9) HBO NOW
10) KWAI

 

 

Nos jogos, acontece algo parecido. O fato de ter o maior número de downloads não quer dizer que vai gerar a maior receita para os desenvolvedores, e apenas dois jogos aparecem nos dois rankings (de downloads e de receitas): Clash of Clans e Candy Crush Saga. E fiquem de olho em Pokémon Go, um jogo relativamente recente, mas que ainda gera lucros para a Niantic:

1) CLASH OF CLANS
2) MONSTER STRIKE
3) CANDY CRUSH SAGA
4) PUZZLE & DRAGONS
5) FATE/GRAND ORDER
6) HONOR OF KINGS
7) FANTASY WESTWARD JOURNEY
8) POKÉMON GO
9) GAME OF WAR – FIRE AGE
10) CLASH ROYALE

 

 

 

Conclusão

 

Quando olhamos para a lista de forma mais fria, não encontramos grandes surpresas. E nem esse é o objetivo desse post. Acho que vale muito mais o efeito de nostalgia que a lista produz em nós do que qualquer estimativa numérica. E aquele pensamento que é quase certo que todos nós utilizamos pelo menos um dos aplicativos apresentados nesse post.


Compartilhe