Compartilhe

Se você chegou até aqui é porque você pretende criar o seu próprio blog e finalmente ter o seu próprio espaço na internet para espalhar o que você sabe, o que você faz ou o que você gosta.

Então, se você não sabe como fazer um blog, aqui vamos levantar alguns pontos considerados essenciais que permitirão a uma maior organização e um plano de ação para lançar o seu próprio blog.

 

 

1. Escolha um tema

A primeira coisa que você deve fazer é selecionar o tópico que o seu blog irá abordar. Neste ponto, se você quer ter um blog, é porque você já sabe do que está falando ou do que quer falar.

Você pode escrever sobre marketing digital, livros, viagens, estilo de vida, web design ou qualquer outra coisa em que possa pensar e na qual você tenha conhecimento. Você também pode usar o blog para oferecer os seus serviços online, mostrar o seu portfólio ou simplesmente desabafar para o mundo.

 

2. Compre um domínio e uma hospedagem

Um domínio da web é o endereço do seu site através do qual você vai ser encontrado na internet, e a hospedagem é o alojamento ou espaço onde o seu site será armazenado. Os dois elementos são muito importantes, então você deve analisar esse passo com critério e cuidado.

Por exemplo, o domínio deve ser simples de lembrar e representar, e você pode usar o nome que deseja para seu site ou seu nome pessoal. Por outro lado, a hospedagem deve ser de qualidade, ter boa quantidade de espaço em disco, ser rápida, segura e com bom atendimento ao cliente.

Embora você possa comprar esses dois itens separadamente, existem páginas que, ao comprar a hospedagem, você recebe o domínio “de graça” ou com preços reduzidos. O que não é verdade, pois não existe almoço grátis nesse mundo.

Você até pode se perguntar: eu tenho que pagar por domínio ou hospedagem?

A resposta é NÃO!

Se você quiser, é possível usar plataformas de blogs gratuitas como o Blogger ou WordPress (.com), mas a desvantagem é que o seu domínio vai contar com a terminação .blogspot ou o .wordpress, a menos que você compre um domínio.

Por essa razão, recomendamos que você não tenha um blog gratuito, mas que compre o seu domínio e hospedagem. Mas se você está começando e não sabe muito sobre o assunto, começar com uma opção gratuita e livre é a melhor solução.

 

3. Escolha um design

Depois de tudo pronto com o seu domínio e hospedagem, você deve trabalhar no design do seu site. Você geralmente pode trabalhar em modelos ou temas totalmente personalizáveis, mas se você não sabe nada de design ou quer que alguém faça isso por você, contrate um web designer.

 

4. Comece a escrever

Feito os passos anteriores, chegou a hora de começar a publicar o seu conteúdo e, com certeza, você já tem algumas idéias de artigos em mente.

Não pense muito e comece a escrever. Procure se guiar por essa estrutura a seguir:

– Título marcante e contendo com a palavra-chave
– Introdução ao tópico tratado no título e no qual você desperta interesse.
– Desenvolvimento: use títulos, legendas e parágrafos não muito longos para explicar o assunto, e não se esqueça de incluir imagens no post.
– Conclusão ou resumo do post.
– Engajamento: Aqui, você pode fazer uma pergunta aos seus leitores, pedir comentários e compartilhamento do conteúdo.

Em resumo: para fazer um blog, você pode seguir os quatro passos que mencionamos, e em pouco tempo você estará pronto para desenvolver as suas próprias estratégias de crescimento e divulgação de conteúdo.

Então, vá em frente e seja um blogueiro você também!


Compartilhe