TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que você deve sacrificar ao comprar um smartphone antigo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | O que você deve sacrificar ao comprar um smartphone antigo

O que você deve sacrificar ao comprar um smartphone antigo

Compartilhe

Não é todo mundo que consegue comprar um smartphone novo. Para boa parte dos usuários, o negócio é recorrer ao mercado de usados, principalmente pelo fator preço.

Porém, comprar um telefone antigo por um baixo custo pode significar abrir mão de coisas que podem ser importantes para uma experiência de uso mais completa. Não podemos ter tudo por um preço reduzido, não é mesmo?

Por isso, é importante saber o que você vai ter que sacrificar nas especificações técnicas ao comprar um telefone antigo e barato.

 

 

 

O software é um grande sacrificado

 

 

Esse sacrifício é muito maior especialmente nos smartphones com o sistema operacional Android. Os usuários do iPhone são privilegiados neste aspecto, pois a Apple garante uma longevidade maior ao oferecer um suporte bem mais longo ao iOS para os modelos mais antigos.

Já no caso dos telefones Android, dependendo do fabricante, alguns modelos só recebem uma atualização de versão do sistema operacional, para depois ficarem totalmente obsoletos. Normalmente esses são dispositivos que ficam mais baratos com o passar do tempo, mas não contam com suporte de software, o que resulta na sua desvalorização.

Ter um suporte de software muito menor pode não ser um problema durante algum tempo, mas a longo prazo se materializa em falhas de funcionamento e portas abertas para ameaças virtuais.

Em outras palavras: não há problema algum se você optar por comprar um smartphone com um ano de uso, desde que que você tenha consciência que aquele dispositivo deve receber pelo menos mais um ano de atualizações. Caso contrário, nem vale a pena seguir com o negócio.

 

 

 

Outros aspectos que você deve levar em consideração

 

 

Ainda falando sobre a questão do suporte de software, um conselho pessoal neste caso é tentar evitar os telefones da LG, por mais atrativos que os preços estejam neste momento.

E o motivo é bem simples: a LG desistiu do mercado de smartphones, e isso significa que, com o passar do tempo, os seus telefones vão perder o suporte de software, deixando de receber atualizações de segurança e novas características.

Ou seja, são dispositivos que estão mortos em vida.

Além disso, telefones antigos contam com uma oferta menor de acessórios disponíveis, ou pelo menos em um volume menor do que na época do seu lançamento. Este pode ser um problema menor, mas que pode resultar em frustração para alguns usuários.

Por fim, outras questões que podem afetar em maior ou menor grau a experiência de uso precisam ser analisadas pelo comprador antes do investimento de dinheiro no novo dispositivo.

Comprar um smartphone antigo significa também ter uma câmera com menor qualidade, assim como em telas com uma taxa de atualização mais baixa. E os usuários mais exigentes precisam prestar mais atenção para esses aspectos para que a frustração antes mencionada não se faça presente após a aquisição do produto.

No final das contas, os usuários que pensam em comprar um smartphone usado ou antigo para chamar de seu precisam pensar em vários aspectos antes de realizar o investimento no produto. Mesmo que seja um telefone mais antigo, ainda é um dinheiro que será empenhado na compra de um produto de tecnologia, e isso tem ônus e bônus que devem ser avaliados previamente.


Compartilhe