Muita coisa foi dita sobre o veto aplicado pelo governo dos Estados Unidos contra a Huawei, e muito do que foi dito pode ser resumido como uma grande bola de bobagens gigantescas. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas para os mais leigos e até ajudar aos que pretendem comprar um smartphone da marca, esse post esclarece dúvidas e rumores que foram levantados em toda a internet nos últimos dias sobre o tema.

E, obviamente, derrubar alguns mitos.

 

 

Meu smarpthone Huawei vai deixar de funcionar?

 

Não. pode ficar tranquilo. Tudo vai seguir funcionando como sempre, e ninguém vai impedir que o seu telefone funcione normalmente.

 

 

Mas ele vai deixar de atualizar os seus aplicativos, certo?

 

Não, isso é completamente falso. Os equipamentos que estão no mercado, seja nas mãos dos usuários ou à venda vão seguir recebendo as atualizações dos aplicativos.

 

 

Mas eu escutei de um amigo meu que esse não é o caso dos apps do Google. Eu não poderei usar o Gmail ou o YouTube?

 

O seu amigo está errado, e isso é falso. Os apps do Google serão atualizados e continuam funcionando normalmente. YouTube, Gmail, Docs, Drive, feed de notícias e tudo o que está relacionado ao Google continuam ativos.

 

 

Ah, mas não vão receber as correções de segurança do Google em forma de atualização…

 

Mais um mito. Enquanto durar a vida útil do seu smartphone, ele vai receber atualizações oficiais e correções de segurança. Isso acontece também para os dispositivos que estão à venda nesse momento.

 

 

Se eu quero esperar pelo próximo Mate ou outro modelo outro… é uma má ideia?

 

Daqui até o lançamento da próxima geração de smartphones top de linha da Huawel (algo que deve acontecer entre outubro e novembro de 2019), tudo pode acontecer. Mas o cenário é até otimista para a Huawei. Muito provavelmente o acordo entre China e Estados Unidos deve acontecer em junho, durante o G20. As pressões internacionais e internas podem levar ao acordo entre as duas partes, e a situação seria completamente revertida.

 

Por fim, eu recomendo aos usuários da Huawei e interessados em comprar um smartphone da marca um pouco de calma. Se você, algum amigo ou familiar possui um telefone da empresa, vai ficar tudo bem. E se você quer comprar um, pode fazer o investimento sem medo.