TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que ter em mente na hora de comprar um notebook usado | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que ter em mente na hora de comprar um notebook usado

O que ter em mente na hora de comprar um notebook usado

Compartilhe

Se você está pensando em comprar um notebook de segunda mão, esse post tem alguns conselhos que podem ajudar você a fazer um bom negócio, adquirindo um produto que vai atender as suas necessidades. Ou pelo menos pode evita que você se arrependa na escolha do produto.

 

 

 

O problema na compra de notebooks de segunda mão

 

Além da preocupação em comprar um produto fruto de um roubo, é importante dar ênfase para a questão da duração da bateria. Se o notebook tem dois anos ou mais, a duração máxima da bateria será muito menor do que quando ele era novo. A seguir, oferecemos alguns conselhos que devem ser adotados no processo de compra de um computador portátil.

 

 

 

Peça a nota fiscal ou um comprovante de compra

 

Isso garante que o notebook foi adquirido pelo antigo proprietário de forma legitima, sem falar nas questões de garantia de fábrica, que só podem ser solicitadas com a nota fiscal. Um bom vendedor indica a nota fiscal sem o comprador solicitar, deixando a nota evidente nas fotos do produto disponíveis no anúncio.

 

 

 

 

Verifique se existe uma política de devolução

 

A maioria dos vendedores não oferecem isso, mas algumas pessoas ou lojas que vendem notebooks usados podem vir a oferecer prazos de devolução entre 30 e 90 dias. Não é o mesmo que um ano de garantia, mas é um bom período. Normalmente alguns anúncios de usados na Amazon oferece os tais três meses de garantia. Observe também o tempo que o vendedor tem no negócio, e leia as opiniões dos clientes sobre as negociações anteriores.

 

 

 

Se encontre com o vendedor em um local público

 

Evite receber o vendedor na sua casa ou ir até a casa dele para adquirir o produto. Faça a transação durante o dia, em um local público e com câmeras de vigilância ao redor. Quem gosta de dar golpes odeia esse tipo de local. Shoppings (principalmente praças de alimentação), cafeterias e lanchonetes são locais perfeitos para realizar a transação.

 

 

 

 

Verifique se o produto está funcionando

 

Algo óbvio, mas muita gente se esquece de fazer isso. Ligue o notebook e use o produto por alguns minutos para observar o seu comportamento. Verifique também se exstem falhas externas, e se todos os componentes de carga estão presentes e em bom estado. Se perceber algo anormal, não feche o negócio. Simples assim.

 

 

 

Verifique se o notebook foi restaurado de fábrica

 

Antes de aceitar se encontrar com o vendedor, verifique se o notebook foi restaurado para as configurações de fábrica. Existem muitos motivos pelos quais você não vai querer um dispositivo chegue até você com os dados de acesso, arquivos e históricos de internet de um desconhecido, que não vem ao caso entrar em detalhes agora. É só você pensar o que poderia acontecer se você fosse o desconhecido com os dados nas mãos de outra pessoa, e você já tem uma ideia de quais problemas eu estou falando.

 

 

 

Pague com segurança

 

Evite levar grandes somas de dinheiro ao vendedor. Pague com cartão de crédito ou débito, e até use o PayPal para realizr o pagamento, uma vez que o dinheiro estará nas mãos de um intermediário antes de ir ao vendedor. Considere também ter um registro digital do pagamento, o que facilita e muito na hora de localizar o vendedor em caso de problemas no futuro.


Compartilhe