Compartilhe

Se você está pensando em comprar um notebook de segunda mão, esse post tem alguns conselhos que podem ajudar você a fazer um bom negócio, adquirindo um produto que vai atender as suas necessidades. Ou pelo menos pode evita que você se arrependa na escolha do produto.

 

 

 

O problema na compra de notebooks de segunda mão

 

Além da preocupação em comprar um produto fruto de um roubo, é importante dar ênfase para a questão da duração da bateria. Se o notebook tem dois anos ou mais, a duração máxima da bateria será muito menor do que quando ele era novo. A seguir, oferecemos alguns conselhos que devem ser adotados no processo de compra de um computador portátil.

 

 

 

Peça a nota fiscal ou um comprovante de compra

 

Isso garante que o notebook foi adquirido pelo antigo proprietário de forma legitima, sem falar nas questões de garantia de fábrica, que só podem ser solicitadas com a nota fiscal. Um bom vendedor indica a nota fiscal sem o comprador solicitar, deixando a nota evidente nas fotos do produto disponíveis no anúncio.

 

 

 

 

Verifique se existe uma política de devolução

 

A maioria dos vendedores não oferecem isso, mas algumas pessoas ou lojas que vendem notebooks usados podem vir a oferecer prazos de devolução entre 30 e 90 dias. Não é o mesmo que um ano de garantia, mas é um bom período. Normalmente alguns anúncios de usados na Amazon oferece os tais três meses de garantia. Observe também o tempo que o vendedor tem no negócio, e leia as opiniões dos clientes sobre as negociações anteriores.

 

 

 

Se encontre com o vendedor em um local público

 

Evite receber o vendedor na sua casa ou ir até a casa dele para adquirir o produto. Faça a transação durante o dia, em um local público e com câmeras de vigilância ao redor. Quem gosta de dar golpes odeia esse tipo de local. Shoppings (principalmente praças de alimentação), cafeterias e lanchonetes são locais perfeitos para realizar a transação.

 

 

 

 

Verifique se o produto está funcionando

 

Algo óbvio, mas muita gente se esquece de fazer isso. Ligue o notebook e use o produto por alguns minutos para observar o seu comportamento. Verifique também se exstem falhas externas, e se todos os componentes de carga estão presentes e em bom estado. Se perceber algo anormal, não feche o negócio. Simples assim.

 

 

 

Verifique se o notebook foi restaurado de fábrica

 

Antes de aceitar se encontrar com o vendedor, verifique se o notebook foi restaurado para as configurações de fábrica. Existem muitos motivos pelos quais você não vai querer um dispositivo chegue até você com os dados de acesso, arquivos e históricos de internet de um desconhecido, que não vem ao caso entrar em detalhes agora. É só você pensar o que poderia acontecer se você fosse o desconhecido com os dados nas mãos de outra pessoa, e você já tem uma ideia de quais problemas eu estou falando.

 

 

 

Pague com segurança

 

Evite levar grandes somas de dinheiro ao vendedor. Pague com cartão de crédito ou débito, e até use o PayPal para realizr o pagamento, uma vez que o dinheiro estará nas mãos de um intermediário antes de ir ao vendedor. Considere também ter um registro digital do pagamento, o que facilita e muito na hora de localizar o vendedor em caso de problemas no futuro.


Compartilhe