TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que siginifica um produto ser recondicionado? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas de Compras | O que siginifica um produto ser recondicionado?

O que siginifica um produto ser recondicionado?

Compartilhe

Vamos ser sinceros: todo mundo gosta de economizar algum dinheiro na hora de comprar os seus produtos de tecnologia. Notebooks e smartphones estão com preços muito elevados nos dias de hoje, e qualquer redução de valores na hora de investir em um novo gadget vale a pena.

Na tentativa de encontrar preços mais competitivos para adquirir um novo telefone ou computador portátil, uma das estratégias adotadas pelos usuários é apostar na compra de um produto recondicionado. O nome pode parecer feio e pouco sugestivo, mas pode fazer uma enorme diferença no valor final a ser pago.

Neste post, vamos explicar o que significa na prática comprar um produto recondicionado, ilustrando um pouco mais o seu conceito geral e posicionando quando realmente vale a pena investir dinheiro em um dispositivo como esse.

 

 

 

O que é um produto recondicionado?

Em linhas gerais, um produto recondicionado é aquele que foi inspecionado e reparado por uma bancada técnica antes de voltar ao mercado. A quantidade de tempo e trabalho empregados no processo de recuperação pode variar de forma significativa, dependendo do estado geral que o dispositivo se encontra.

Existem diferentes termos e níveis de reparo para definir o status de um smartphone que foi recondicionado ou recuperado. A seguir, vamos detalhar os mais populares ou utilizados pelo mercado em um sentido amplo:

  • Recondicionado: é um produto que foi restaurado até o ponto de ficar como novo. Porém, o emprego do termo “novo” pode variar, de acordo com o estado em que ele se encontra. O produto pode ser recuperado na fábrica do fabricante e, neste caso, você tem o melhor processo a ser adotado. Ao mesmo tempo, é o modo de recondicionamento mais caro. Por outro lado, esse processo pode ser feito por parceiros terceirizados ou autorizados, mas a revisão tende a ser menos detalhada para que o telefone volte ao mercado em um menor tempo possível.
  • Certificados: são produtos que foram testados para garantir um bom funcionamento quando retornam ao mercado, mas que não são reparados. Da mesma forma, o conceito de “bom estado de funcionamento” pode variar, de acordo com as condições em que o produto se encontra.
  • Seminovo: são produtos que foram utilizados por um curto espaço de tempo, e que foram devolvidos pelos clientes. Normalmente são telefones que estão em perfeito estado de funcionamento, o que dispensa um processo de recondicionamento. Eles são os que tem mais chances de estar em um perfeito estado de funcionamento, e passam apenas por uma breve revisão dos seus itens mais básicos. Aqui, tudo tende a dar mais certo, desde que o processo de recondicionamento seja feito da forma adequada.

O processo de compra de produtos recondicionados sempre pode ser algo delicado e complexo para os usuários mais exigentes ou preocupados com a integridade física dos dispositivos que pretendem comprar, e o conceito do adjetivo “recondicionado” pode variar muito, dependendo do fabricante do dispositivo ou do e-commerce envolvido na venda.

 

 

 

O que você precisa saber

A melhor forma de comprar um produto recondicionado é de forma direta com o fabricante do produto em questão. É ele quem melhor conhece as entranhas do dispositivo, e é ele quem pode efetivamente adicionar uma garantia de um ano em um produto que, em regra, não deveria receber uma garantia superior a três meses. Isso indica um maior respeito ao cliente e ao seu dinheiro.

Receber uma garantia em um produto recondicionado está bem longe de ser o normal no mercado de smartphones. A maioria dos fabricantes adotam uma janela de até 90 dias de garantia para produtos nesta condição. Porém, quando esse processo de recuperação passa pelo fabricante, as chances da garantia do produto se prolongar aumentam consideravelmente.

De qualquer forma, se a única via em adquirir o produto recondicionado for um e-commerce, verifique se você pode contratar uma garantia adicional. Se isso for possível, vale a pena investir um valor a mais, dependendo do modelo escolhido (e do tempo que você pretende ficar com o telefone em uso).


Compartilhe