O que são os pontos laranja e verde que aparecem no meu iPhone com iOS 14?

Compartilhe

O iOS 14 é o sistema operacional móvel mais robusto que a Apple desenvolveu até agora. O que é algo meio redundante, já que o simples fato de ser uma nova versão já resulta na “versão mais robusta”… até que apareça o iOS 15 em nossas vidas. Mas… você entendeu o que eu quis dizer.

Os proprietários do iPhone instalaram o iOS 14 e estão descobrindo as novidades e novos recursos do novo sistema operacional da Apple. Uma das novidades mais relevantes é a capacidade de personalização do software, que possui uma profundidade até então inédita. É tão personalizável, que qualquer pessoa com um pouco mais de paciência e tempo livre pode transformar o seu smartphone em um Android no aspecto visual.

De novo: Steve Jobs se comporta como um golfinho dentro do caixão nesse exato momento.

Porém, nem tudo no iOS 14 é transformar o seu iPhone em uma vítima de ataque de palhaços de circo mambembe ou pior, com a cara do Windows 95. A nova versão do sistema operacional móvel da Apple tem muito foco na privacidade dos usuários (ainda vou escrever um post só falando sobre isso), e um dos principais recursos está confundindo um pouco os usuários mais desavisados.

A confusão está nos pontos de cor laranja e verde que estão aparecendo na parte superior da tela da interface dos dispositivos, sem uma explicação aparente. Na verdade, tem uma explicação, mas você não pegou isso quando estava perdendo tempo personalizando os ícones do seu telefone. Um por um.

 

 

 

Cuidado com esses pontos verde e laranja

 

Os tais pontos coloridos estão gerando dúvidas recorrentes nos usuários e, para os mais indecisos, eu tenho uma boa e uma má notícia para dar.

Qual você quer ler primeiro?

Beleza!

A boa notícia é que esses pontos coloridos existem para ajudar a proteger a sua privacidade durante o uso do iPhone com o iOS 14.

A má notícia é que, se eles estão aparecendo o tempo todo, tome um cuidado redobrado, pois algum site ou aplicativo está espionando você. Então, tire a mão do “bolso”, pois está na hora de finalmente descobrir o que significam esses pontos coloridos aparecendo na tela do seu iPhone.

 

 

 

Ponto laranja: alguém está escutando você

 

 

Os dois pontos são notificações discretas indicando que alguma função ou aplicativo do seu iPhone ativou algum componente do seu telefone. No caso do ponto laranja, ele aparece sempre quando algum recurso ou app ativou o microfone. Logo, é normal que ele apareça quando você está realizando uma chamada ou enviando uma mensagem pelo WhatsApp.

 

 

 

Ponto verde: alguém está vendo você

 

 

Já o ponto verde é ativado sempre que alguma das câmeras do dispositivo foi ativada em primeiro ou segundo plano por algum recurso ou aplicativo. Ou seja, é normal que ele apareça quando você está registrando uma selfie ou gravando algum vídeo.

Nos dois casos (tanto no ponto laranja como no ponto verde), é um sinal de alerta se ele começa a aparecer quando você conscientemente não está utilizando as câmeras ou o microfone do dispositivo. Nesse caso, algum app está acessando os dois componentes para ativar tais recursos de hardware sem o seu consentimento direto.

Se isso está acontecendo com você, verifique as permissões que você concedeu aos aplicativos, e desinstale os apps que, de forma indevida, estão utilizando essas funções. Lembre-se, amigo leitor: muito da sua privacidade depende de você e do seu comportamento no smartphone.

O iOS 14 ajuda muito nesse aspecto, mas não resolve todos os problemas em seu lugar. #FicaDica


Compartilhe