O que são arquivos MKV? Como usá-los para ver vídeos no PC? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que são arquivos MKV? Como usá-los para ver vídeos no PC? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que são arquivos MKV? Como usá-los para ver vídeos no PC?

O que são arquivos MKV? Como usá-los para ver vídeos no PC?

Compartilhe

Os conteúdos multimídia estão com resoluções cada vez mais elevadas, com formatos de compressão mais avançados. O MKV é um desses formatos, e nesse post falamos mais sobre ele e como você pode utilizá-lo para reproduzir filmes e séries no seu computador.

 

 

MKV: o que é e quais são as suas características

 

 

O MKV é um formato que permite incluir em seu interior diversos arquivos que são utilizados durante a reprodução de um vídeo. Ele é uma extensão do formato Matroska, herdando o nome das bonecas russas Matrioshka, que são inseridas umas dentro das outras.

Em um arquivo MKV, podemos encontrar vários arquivos de vídeo trabalhando com arquivos de áudio, arquivos de legendas, entre outros. É um formato livre e aberto, permitindo ter um suporte para múltiplos codecs.

Explicando de forma mais simples: um arquivo MKV é como um disco de DVD ou Blu-ray, onde encontramos vários arquivos que trabalham de forma combinada para entregar o vídeo final.

Com um reprodutor adequado, é possível acessar os diferentes arquivos dentro de um arquivo MKV, permitindo a seleção da trilha de áudio e vídeo, legendas e outros aspectos do vídeo.

O MKV é compatível com arquivos de vídeo e áudio em alta definição, o que o torna muito popular. O tamanho final desse arquivo depende do tamanho dos demais arquivos no seu interior, indo de poucos MB até centenas de GB.

 

 

Como rodar arquivos MKV no Windows 10

O MKV ainda não é tão popular como o MP4, e o Windows 10 não oferece suporte de série para ele, de modo que você vai ter que recorrer a uma ferramenta de terceiros para reproduzir esse formato de arquivo.

O reprodutor de vídeos do Windows 10 pode trabalhar com o MKV, mas exige a instalação de um software complementar, que é pago. Porém, alguns reprodutores de vídeos de terceiros são compatíveis com o formato e oferecem opções muito mais avançadas.

O favorito da galera é o VLC, que é considerado por muitos o melhor reprodutor multimídia da atualidade, além de ser totalmente de graça.

 

 

Como abrir arquivos MKV no Linux, macOS e versões anteriores do Windows

O MKV pode não ter suporte nativo para esses casos, o que torna imprescindível o uso de uma ferramenta de terceiros. O VLC também está disponível para esses sistemas operacionais, o que facilita muito a vida da maioria.

Outra vantagem do VLC é contar com todos os codecs necessários para reproduzir diferentes formatos de vídeo e áudio, dispensando instalações adicionais. Basta instalar o reprodutor multimídia e ele será compatível com basicamente qualquer outro tipo de arquivo de mídia.


Compartilhe