TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que saber antes de usar a Always On Display | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que saber antes de usar a Always On Display

O que saber antes de usar a Always On Display

Compartilhe

Um dos recursos mais utilizados pelos usuários de smartphones Android é o Always On Display. E é preciso conhecer a fundo suas vantagens e desvantagens para utilizar a funcionalidade de forma inteligente.

E o principal motivo para isso é garantir que o seu caro telefone funcione por um dia inteiro, já que a Always On Display consome bateria de qualquer forma. E isso acontece mesmo com o avanço das tecnologias das telas.

Neste post, vamos colocar na mesa os prós e os contras do uso da Always On Display no seu smartphone.

 

 

 

Para quê serve?

A Always On Display (AOD, ou Tela Sempre Ativa) permite que o usuário personalize a tela de bloqueio do smartphone, exibindo informações como hora, data, status de bateria e notificações recebidas.

Há uma economia de bateria de alguma forma com este recurso, já que você não precisa ligar a tela por completo o tempo todo. Porém, essa eficiência energética só existe de verdade nos telefones com tela AMOLED, que só liga os pixels necessários na tela para exibir as informações.

Mesmo assim, a Always On Display tem vantagens e inconvenientes. E vamos falar sobre esses pontos a partir de agora.

 

 

 

Como ativar a Always On Display

De um modo geral, vá em Ajustes > Tela > Tela de Bloqueio e Always On Display e ative o recurso. A partir de agora, você pode personalizar essa tela de bloqueio a seu gosto, mas isso depende da capa de personalização adotada pelo fabricante do seu smartphone.

Algumas marcas oferecem maior capacidade de personalização que as outras, permitindo que você altere o estilo do relógio, as cores e os elementos que serão apresentados. Algumas marcas permitem inclusive que fotos e GIFs animados sejam utilizado como fundo da Always On Display.

 

 

 

Vantagens para o usuário

Para começar, você pode ver as informações mais importantes sem precisar desbloquear a tela. E essa é a principal vantagem da Always On Display.

A segunda vantagem é o menor consumo de bateria do dispositivo. Algo que é relativo, pois muitos usuários podem ver o recurso como uma desvantagem no dia a dia (falo sobre isso mais adiante).

De qualquer forma, a Always On Display economiza bateria dos usuários que ligam a tela do smartphone várias vezes por dia, evitando o desbloqueio de tela e o acionamento de um número maior de pixels.

Sem falar que a Always On Display pode desativar sozinha em alguns momentos, além de se desativar automaticamente quando a autonomia de bateria do smartphone está baixa.

 

 

 

Os problemas para o usuário

Ironicamente, o principal problema da Always On Display é o maior consumo de bateria para os usuários que não acionam a tela muitas vezes por dia. Se este é o seu caso, o recurso é mais prejudicial do que benéfico. Logo, tente manter a tela totalmente desligada (e só ligue a mesma quando for realmente necessário).

A segunda desvantagem é a ausência de privacidade. Dependendo das configurações escolhidas, a Always On Display pode revelar informações sensíveis das notificações e alertas. E tais informações podem estar ao alcance de qualquer pessoa.

Por fim, sua natural evolução e inclusão de novos elementos fazem com que a Always On Display consuma cada vez mais bateria do smartphone, não apenas por ligar a tela, mas por mais recursos exigirem mais do hardware.

 

 

 

Always On Display: vale a pena?

Sim, desde que o usuário saiba utilizar o recurso.

Os novos recursos da Always On Display pode fazer com que o consumo de bateria seja cada vez maior, e não sei se todo mundo quer isso. Além disso, sua ativação só faz sentido de verdade nas telas AMOLED e OLED. Caso contrário, o consumo de energia será ainda maior.

A Always On Display é útil para quem precisa revisar as notificações recebidas no telefone o tempo todo e o dia inteiro. E, ainda assim, depende muito do que você faz no smartphone.

No final das contas, recomendo que você faça um teste por conta própria e tire suas próprias conclusões. Tente não julgar antes de usar. Quem sabe a Always On Display é o que você precisa no seu dia a dia.


Compartilhe