TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que não te contaram sobre a chegada da porta USB-C no iPhone 15 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | O que não te contaram sobre a chegada da porta USB-C no iPhone 15

O que não te contaram sobre a chegada da porta USB-C no iPhone 15

Compartilhe

A Apple resistiu o quanto pode para colocar as portas USB-C no seu iPhone, pois defendia que a sua tecnologia Lightning era muito melhor e mais ergonômica. Na prática, sempre houve os interesses comerciais da Apple com essa decisão.

Por ser uma porta proprietária, todos os lucros atrelados a ela vão para a Apple, principalmente para a produção de novos acessórios como baterias recarregáveis e fones de ouvido.

Agora, a União Europeia acabou com a festa da Apple, e o iPhone 15 já deve contar com a porta USB-C. Mas não adianta começar a comemorar essa mudança, pois algumas notícias negativas estão escondidas e que precisam ser compartilhadas com os usuários.

 

O que descobriram sobre a porta USB-C no futuro iPhone?

Em 2024, a presença de uma porta USB-C nos smartphones comercializados na Europa para recarregar a bateria dos dispositivos será lei. E isso fez com que a Apple mudasse os seus planos para o iPhone.

Logo, é possível que a mudança para o novo padrão aconteça já para o iPhone 15. Rumores deixam claro que a Apple não quer esperar mais um ano para se adequar à nova legislação. Ou quem sabe a empresa tenta ganhar tempo para dar o seu pulo do gato pra cima dos usuários.

Os indícios mais evidentes de uma possível chegada da porta USB-C no iPhone 15 estão nos códigos preliminares do iOS 17, versão do sistema operacional que será lançada junto com a chegada do novo dispositivo, algo que normalmente acontece no terceiro trimestre de cada ano.

Esse código mostra que o iOS 17 vai funcionar em pelo menos seis modelos dos telefones da Apple: iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max, iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.

Em comum, todos contam com a Dynamic Island, confirmando também que a Apple vai abandonar o notch tradicional nos seus telefones a partir de 2023.

Além disso, o vazamento mostra que dois modelos do futuro iPhone vão suportar velocidades de transferência de dados que são similares a aquelas entregues pela tecnologia USB 3.2, e que os outros quatro modelos ficarão limitados às taxas de transferência próximas ao que hoje os modelos com portas Lightning oferecem.

Se todas essas informações ficaram um pouco confusas para você, não tem problema. A grande maioria das pessoas não vai perceber o que está por trás das estratégias da Apple.

E é por isso que pessoas como eu tentam esclarecer esses detalhes ocultos das estratégias dos fabricantes de tecnologia.

 

Os possíveis cenários diante dessa descoberta

Essas informações vazadas no iOS 17 podem apontar para duas possibilidades.

O primeiro cenário é a presença da porta USB-C em todos os modelos do iPhone 15, mas apenas as versões Pro e Pro Max contando com as velocidades plenas do USB 3.2 para transferência de dados.

Isso é algo bem plausível, pois a obrigatoriedade da legislação europeia é o uso comum do USB-C para a recarga da bateria dos dispositivos, mas pouco ou nada é dito sobre as suas características de funcionalidades para outros propósitos.

Dessa forma, a Apple está livre para distanciar de alguma forma os modelos base e profissionais do iPhone 15, algo que influenciaria no preço final dos produtos.

O segundo cenário é bem mais drástico para os consumidores que não fazem parte da comunidade europeia, ao mesmo tempo que é a que menos faz sentido para mim.

Com taxas de transmissão de dados diferentes, podemos ter dois modelos do iPhone para diferentes mercados: o iPhone 15 com porta USB-C para o mercado europeu, e o mesmo iPhone 15 com porta Lightning para o resto do mundo.

Entendo que tal alternativa é pouco crível, por um único motivo: os custos de produção. Por mais que todo o trabalho seja apenas e tão somente a substituição de um único conector no telefone, todo o trabalho de engenharia e linha de produção para fabricar telefones com características diferentes geram mais prejuízos do que lucros neste caso.

Por outro lado, estamos falando da dona Apple, que dificilmente dá o braço a torcer por completo quando perde uma batalha. Para mim, não seria nenhuma surpresa se aparecer um mesmo iPhone com portas diferentes para recarga de bateria, apesar de parecer uma decisão absurda e até irracional, pelos motivos que acabei de apresentar.

A verdade só será revelada em setembro de 2023. Mas este aspecto precisava ser compartilhado com você o quanto antes. E agora, você já sabe o que a Apple e outros veículos de tecnologia não contaram sobre a chegada da porta USB-C no iPhone 15.


Compartilhe