O que levar em consideração antes de comprar um monitor novo | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que levar em consideração antes de comprar um monitor novo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | O que levar em consideração antes de comprar um monitor novo

O que levar em consideração antes de comprar um monitor novo

Compartilhe

O monitor é um periférico muito importante, e o mercado tem opções com características muito diferentes. Logo, escolher um bom monitor não é uma tarefa fácil.

Esse post explica os conceitos mais importantes que você deve ter em conta antes de investir o seu dinheiro em um novo monitor. E encare a sua futura compra como um investimento, pois no final das contas você deve ter como objetivo final adquirir o produto que vai melhor atender as suas necessidades pelo menor preço possível.

 

 

 

Tipo de tela e uso do monitor

 

 

É o item mais importante, pois vai influenciar de forma direta na sua experiência de uso.

 

 

 

Telas TN

 

Podem alcançar taxas de atualização muito altas, mas com um tempo de resposta muito baixo. São perfeitos para o uso com cenas onde existe muito movimento, como é o caso dos videogames. Por outro lado, suas cores são pobres e os ângulos de visão muito ruins.

 

 

 

Telas IPS

 

Entrega uma excelente representação de cores, e são perfeitos para as tarefas de design gráfico e edição de vídeos, design web e outras tarefas onde a qualidade de imagem é o que importa. Também se caracteriza pelos ótimos ângulos de visão.

Seu maior inconveniente é o elevado tempo de resposta, ou seja, é menos indicado para os videogames. Também tem como ponto negativo a presença de fugas de luz nas bordas. Isso não será um problema para muitos usuários, mas para quem precisa trabalhar com imagens muito escuras, isso pode ser irritante.

 

 

 

 

Telas VA

 

Esta tecnologia se posiciona entre as telas TN e as telas IPS, oferecendo uma qualidade de cores e ângulos de visão intermediários. Seu tempo de resposta também está no meio do caminho, sendo mais rápidos que os monitores IPS, mas mais lentos que os monitores TN. São telas boas para todos os cenários e diferentes tipos de tarefas.

 

 

 

A importância da resolução adequada

 

 

 

 

1920 X 1080 pixels (Full HD)

 

Ainda é a opção mais comum, apesar do crescimento do 4K. Ou seja, nesse momento, é a melhor relação custo benefício. É a resolução mais adequada para monitores de até 26 polegadas. Acima disso, os pixels começam a ficar visíveis.

 

 

 

2560 X 1440 pixels (2.5K)

 

É a mais utilizada nos monitores voltados para os games, pois oferece uma qualidade de imagem superior à FullHD, mas sem um grande aumento de preço. Também é recomendada para os profissionais de imagem, permitindo assim trabalhar com um grande nível de detalhes.

 

 

 

3840 X 2160 pixels (4K)

 

Está se tornando aos poucos o novo padrão para os monitores de computador, e isso está promovendo uma dramática queda de preço nos últimos anos. Oferece uma qualidade de imagem excepcional em monitores com até 32 polegadas, o que torna essa resolução cada vez mais popular entre os fãs de videogames.

 

 

 

 

Monitor para o uso diário básico

 

 

Para quem procura um novo monitor para navegar na internet, enviar e-mails e de vez em quando ver alguns vídeos, um monitor com resolução Full HD de 22 ou 24 polegadas será suficiente para obter uma boa experiência de uso e uma plena visualização de tela.

A maioria dos monitores com essas características são com telas TN, mas muitos modelos contam com telas VA ou IPS. Talvez vale a pena considerar a compra de um monitor com um alto-falante integrado, mas leve em conta que a sua qualidade de áudio tende a ser empobrecida.

 

 

 

Monitor para jogos

A escolha aqui é mais difícil, pois o catálogo de opções disponíveis é enorme. E complica ainda mais o amplo número de gêneros de jogos, onde cada um tem as suas próprias características. O tipo de tela depende das suas preferências e dos jogos que você vai jogar.

Se você quer mais fluidez em games como CS:GO e Overwatch, escolha uma tela TN com taxa de atualização entre 144 Hz e 240 Hz. Já se você quer admirar as paisagens de jogos como Red Dead Redemption 2 ou The Witcher 3, uma tela IPS é a recomendada.

Escolha um monitor com um tempo de resposta máximo de 5 ms, e relas curvas entregam uma imersão superior nos jogos.

 

 

 

Monitor para desenho ou design

 

 

Aqui, a escolha obrigatória é de um monitor com tela IPS de alta qualidade, que pode cobrir o 98/99% da gama de cores Adobe RGB. Uma resolução de 2560 X 1440 pixels e uma velocidade de 60 Hz e mais que suficiente para esse uso.


Compartilhe