TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer se você receber anúncios e propagandas no seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se você receber anúncios e propagandas no seu smartphone

O que fazer se você receber anúncios e propagandas no seu smartphone

Compartilhe

Para muitos usuários, a publicidade no smartphone pode ser algo intrusivo e extremamente irritante. E isso pode acontecer tanto em sites como o nosso como em apps muito conhecidos, como é o caso do Gmail e, mais recentemente, da App Store.

Você pode controlar melhor a exibição dessa publicidade no seu smartphone e, dessa forma, obter um pouco de paz na vida e um melhor desempenho no smartphone para as principais atividades do dia a dia.

Neste post, mostramos o que você pode fazer para bloquear a exibição da publicidade no seu smartphone. Ou pelo menos estabelecer o mínimo de controle para evitar o abuso de propaganda aparecendo na sua tela.

 

As implicações da publicidade intrusiva

O excesso de publicidade no smartphone indica que algum aplicativo ou website está abusando as permissões concedidas pelo usuário e, na pior das hipóteses, pode indicar a presença de um malware no telefone.

Em alguns casos, são exibidos tantos anúncios na tela, que o smartphone se torna um inútil. E quando o cenário é esse, você precisa agir rápido para que as coisas não fiquem ainda piores.

 

O que fazer se o iPhone está exibindo muita publicidade?

Não conhecemos muitos casos em que a publicidade exibida pelo iOS chegou a se infiltrar no sistema operacional.

Mesmo assim, você pode evitar o rastreamento do dispositivo para evitar a exibição de publicidade personalizada no iPhone. Para isso, vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Rastreamento, e desmarque todos os apps que você não quer que rastreiem a sua atividade no telefone ou na internet.

Vale a pena também fazer o mesmo com os anúncios que a Apple exibe nos aplicativos (incluindo o App Store, que foi alvo de tantas polêmicas recentemente). Para isso, vá em Ajustes > Privacidade e Segurança > Publicidade da Apple e marque os apps que podem ou não exibir essa publicidade.

Se ainda assim você continuar a ver a publicidade no seu iPhone, a última alternativa que resta é verificar os últimos aplicativos instalados e, em caso de identificação de um software anormal ou malicioso, remover o aplicativo o quanto antes.

O outro cenário (que é o mais drástico) é reiniciar o telefone para as configurações de fábrica, pois dessa forma você remove todos os dados armazenados, colocando o telefone como se ele estivesse novo de novo. Para isso, vá em Geral > Restabelecer > Apagar Conteúdos e Ajustes.

 

O que fazer se o Android exibe anúncios?

Aqui, o procedimento é muito similar ao que vimos no iOS, e o motivo para a exibição persistente da publicidade tende a ser o mesmo: você acessou uma determinada página ou aplicativo que está abusando das permissões concedidas.

Você pode (por exemplo) bloquear as notificações desse aplicativo ou site, e se a publicidade já é exibida na tela de bloqueio do dispositivo, vale a pena bloquear as permissões do app ou site. Vá em Ajustes > Aplicativos, e localize os softwares que foram instalados recentemente. Se você localizou algum aplicativo suspeito ou sabe que tem algum software se comportando de forma anormal, selecione os itens que você não quer a exibição na barra de status ou tela de bloqueio.

Na pior das hipóteses, reinicie o telefone para as configurações de fábrica par alimpar o dispositivo. Dependendo da capa de personalização, você pode encontrar o recurso mais rápido com o buscador de ajustes.

 

Se o seu navegador web ou aplicativo mostra publicidade, isso é algo normal

Banners de publicidade no navegador web são parte das próprias páginas, e um dos principais modelos de monetização. Por outro lado, essa publicidade pode ser muito intrusiva, através de janelas emergentes que só estragam a experiência de navegação.

Muitas páginas web emergentes podem resultar em conflitos e sobreposições. O mesmo vale para os aplicativos, que contam com pequenos banners que podem ser eliminados através de uma assinatura paga ou pagamento único e direto.

Nas páginas web, a solução passa por usar um navegador com bloqueador de anúncios. Já no caso dos aplicativos, o pagamento para remoção da publicidade é necessário na maioria dos casos.

Se você acessou algum site que exibe publicidade via notificações push, basta ir nas Configurações do navegador que você está usando e configurar as notificações para que naquele site nenhuma janela emergente apareça na sua frente.

Boa sorte.


Compartilhe