Compartilhe

O SIM Card que você recebe da operadora de telefonia móvel com o número do seu celular conta com dois códigos únicos: o código PIN e o código PUK. O primeiro é utilizado no dia a dia para desbloquear o dispositivo (a não ser que você tenha desabilitado esse recurso), e o segundo é para ser utilizado em caos de esquecimento do primeiro.

Se você digita o código PIN de forma incorreta por três vezes, o SIM Card é bloqueado até segunda ordem. Isso pode ser algo simplesmente desesperador para algumas pessoas, e nesse post, mostramos o que você pode fazer para voltar a usar o cartão SIM sem a necessidade de pedir um novo (evitando as dores de cabeça da burocracia que irrita muita gente).

 

 

 

O que fazer se você não lembra o código PIN?

 

O código PIN de um SIM Card não é fixo. Ele poder ser alterado a partir do próprio telefone do usuário. A única condição é que você precisa saber o código anterior (ou atual, dependendo de sua perspectiva na hora de realizar essa mudança) para inserir um novo código. Porém, existe outra forma para mudar esse código PIN, e nem precisa saber qual é o código anterior: conhecendo o código PUK.

O código PUK (Personal Unlocking Key) tem oito dígitos, e serve para desbloquear um SIM depois de um bloqueio por tentativas fracassadas na hora de digitar o código PIN por mais de três vezes. Ou seja, se você esqueceu o PIN ou bloqueou o SIM Card porque digitou várias vezes o PIN errado, o PUK salva a sua vida.

Ou seja, mesmo que isso pareça algo um tanto quanto imbecil ou contra producente, para recuperar o código PIN (criando um novo código), você precisa escrever errado o mesmo código PIN três vezes, permitir o bloqueio do SIM e, depois, digitar o código PUK para desbloquear o SIM Card e recriar o código PIN.

Mas… lembre-se: tenha o código PUK em mãos antes mesmo de realizar tal procedimento.

Com o PUK em mãos, mudar o PIN é muito simples.

Digite o código PUK e, se o mesmo estiver correto, o telefone vai pedir para que você digite um novo PIN de sua escolha. Confirme o novo código, e pronto: o SIM Card em questão terá um novo código PIN.

Leve em consideração que, se você digita o PUK incorretamente por DEZ VEZES (e você tem que ser muito ruim para fazer isso), não vai ter outro código para te salvar, e você acabou de inutilizar o seu SIM Card. Nesse caso, só resta para você a alternativa de ir até uma loja da sua operadora e pedir a portabilidade da linha para um novo SIM Card.

 

 

 

Resumo dos procedimentos

 

1) Digite o código PIN errado por três vezes, até que o telefone peça o código PUK.
2) Digite o código PUK.
3) Digite o novo código PIN de sua escolha, e confirme esse código.
4) Seu SIM Card tem um novo código PIN

 

 

 

Como identificar o código PUK

 

 

Existem duas formas para identificar o código PUK: no próprio SIM Card e/ou na embalagem que envolve esse SIM, ou com a sua operadora de telefonia móvel.

O mais comum é encontrar esse código PUK impresso no cartão que contém o SIM Card, na parte traseira (normalmente ele vem oculto em uma área onde o usuário raspa e revela a informação), ou na embalagem que envolve o cartão do SIM Card, ou até em um adesivo na embalagem do mesmo. Agora, se você não tem mais esse cartão, só a sua operadora de telefonia móvel pode ajudar você nessa questão.

Algumas operadoras exibem o código PUK dos seus SIM Card na área de atendimento ao cliente em seu site ou aplicativo oficial para smartphones. Porém, outas operadoras não fornecem esse dado, de modo que você vai ter que ligar na central de atendimento e tentar a sorte. Você terá que confirmar a sua identidade e confirmar outros dados. No final, a trabalheira pode ser enorme, e será mais fácil migrar seu número para um novo SIM Card.


Compartilhe