O que fazer se roubarem o seu smartphone? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer se roubarem o seu smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se roubarem o seu smartphone?

O que fazer se roubarem o seu smartphone?

Compartilhe

Sentar e chorar não vai adiantar.

É uma situação chata e desagradável, mas pode acontecer com todo mundo. E antes de começar a apresentar opções, é importante dizer que recuperar um smartphone roubado não é uma tarefa simples, e na maioria dos casos é difícil recuperar o dispositivo. Mas não custa nada tentar.

Antes de qualquer coisa: tenta manter a calma. Desespero não leva a lugar nenhum. Respire fundo, e tenta seguir os passos desse post.

 

 

Avise as autoridades o quanto antes

Antes de cometer qualquer loucura, denuncie o roubo do dispositivo para as autoridades, pois isso vai gerar menos problemas caso o dispositivo seja localizado. Se você não tem a caixa do dispositivo, ao menos leve uma fatura da conta telefônica ou a nota fiscal do smartphone para comprovar a veracidade do dispositivo. Quanto maior o volume de informações que você oferecer para as autoridades, melhor.

Você também pode ir até a operadora e solicitar o bloqueio do número do telefone. E, como próximo passo, tentar recuperar o smartphone por conta própria. Mas… faça isso com moderação e por sua conta ou risco.

 

 

O que fazer quando roubam o seu iPhone

Primeiro, respire alguns segundos para oxigenar o cérebro e evitar tomar uma decisão equivocada. E antes de você bloquear o dispositivo, use o Find my iPhone, genial ferramenta da Apple.

Primeiro, você precisa saber quais são as opções disponíveis no Find my iPhone:

1) Inicie a sua sessão com os dados de sua conta Google em icloud.com/find

2) Selecione o dispositivo em questão para identificar a sua localização do mapa. Se ele estiver por perto, você pode fazer com que ele reproduza um som para que você ou alguém próximo o encontre de forma rápida.

3) Ative o modo onde você pode bloquear o dispositivo de forma remota com um código (que será o mesmo para reativar o iPhone em caso de recuperação), exibindo uma mensagem personalizada com o seu número de telefone na tela de bloqueio do dispositivo perdido.

4) Se você adicionou dados de pagamento no Apple Pay, sua capacidade de pagar despesas pelo iPhone será suspensa quando você ativa o modo do item anterior.

5) Denuncie o roubo do dispositivo para a polícia, que pode pedir o número de série do dispositivo para tentar localizá-lo.

6) Apague o conteúdo do dispositivo de forma remota (todos os seus dados serão eliminados e o Find my iPhone deixa de funcionar). Se você eliminar o dispositivo da conta depois de apgar o seu conteúdo, o bloqueio de ativação será desativado, e outras pessoas podem ativar e usar o seu dispositivo.

7) Informe a sua operadora de telefonia móvel o que aconteceu, e peça a desativação de sua linha. É possível que o dispositivo conte com algum tipo de seguro em função do plano com a operadora.

 

Agora, senta e espera. Com sorte, o seu iPhone será localizado. Os passos acima valem para todos os modelos de iPhone e também com Mac com a opção de localização. Dispositivos desligados não podem ser localizá-los, e o próximo passo é tentar apagar todos os dados do dispositivo de forma remota.

 

 

O que fazer quando roubam o seu smartphone Android

Tem um app similar ao Find my iPhone da Apple, que é o Encontrar o Meu Dispositivo, com download disponível na Google Play Store. Ele pode ser ativado na configuração inicial do Android, e é bem simples de usar. Vários dispositivos de terceiros fazem o mesmo, mas não da mesma forma.

Obviamente, existem uma série de condições para tudo funcionar:

– O smartphone precisa estar ligado
– Precisa ter uma sessão iniciada na conta do Google
– Precisa estar conectado a uma rede de dados ou dados móveis
– Precisa estar visível na Google Play e ter a localização ativa
– Precisar ter o Encontrar o Meu Dispositivo ativado

Dito tudo isso, vamos aos passos para tentar encontrar o seu smartphone Android roubado ou perdido:

1) Abra o aplicativo de Ajustes

2) Clique em Segurança e Localização (ou Google > Segurança)

3) Vá em Encontrar o meu Dispositivo

4) Active a opção para localizar o dispositivo de forma remota e o recurso para permitir apagar o dispositivo e bloqueio remoto

 

 

Isso é tudo para conseguir localizar o dispositivo. Se essas opções estão desativadas no momento do roubo, não é possível recuperar o dispositivo. Logo, ative tudo na primeira configuração do smartphone Android.

Depois disso, siga com o processo de tentar a recuperação do telefone a partir do app mencionado anteriormente, ou vá até a operadora para bloquear o telefone via IMEI. Se você concluir que será impossível recuperar o dispositivo, ao menos desativá-lo pode dificultar a vida de quem roubou o seu caro smartphone.


Compartilhe