O que fazer se o Windows não reconhece o seu disco rígido externo | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer se o Windows não reconhece o seu disco rígido externo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se o Windows não reconhece o seu disco rígido externo

O que fazer se o Windows não reconhece o seu disco rígido externo

Compartilhe

Você tenta usar um HD externo no seu PC e o Windows não reconhece. Com certeza você já passou por isso pelo menos uma vez na vida, e entrou em pânico pela vida dos seus dados salvos. Mas… sem desespero: há vários motivos para isso acontecer, e vários dos problemas são de fácil solução. Vamos explicar sobre o que fazer se o Windows não reconhecer o seu HD externo.

São várias as medidas que você pode tomar antes de dar o seu disco rígido externo como morto. Muitas vezes as falhas dos dispositivos acontecem por um motivo bem simples de ser solucionado.

 

 

Verifique se o HD externo possui uma partição criada

É possível que o disco rígido não conte com uma partição criada, especialmente se você acabou de comprar a unidade. Por isso, ele não vai aparecer no Windows.

Vá para a ferramenta de administração de discos rígidos a partir do menu iniciar do Windows 10. Vai abrir uma nova janela mostrando todos os discos rígidos do seu PC. Todos os discos rígidos com uma partição incluem uma letra, que é a que usa o sistema operacional para identificá-lo. Se o disco rígido não tem letra nenhuma, é porque não existe uma partição criada.

Clique com o botão direito do mouse e, no menu que vai aparecer, clique em formatar. Aqui, você poderá criar uma partição, e o Windows já vai detectar o seu disco rígido externo.

 

 

Verifique se o case externo funciona

A dica vale se esse foi um disco rígido interno que você colocou em um case especial para utilizá-lo como externo. Esse tipo de case inclui uma controladora que converte a interface SATA do HD em uma interface USB.

Infelizmente, muitos cases são de baixa qualidade e deixam de funcionar pouco tempo depois da compra. Todos os cases contam com luzes indicadoras de status, que ligam quando conectamos o HD externo na porta USB do PC. Logo, conecte o case e veja se alguma luz acende. Se não acender, pode ser sinal de problemas.

 

 

 

Problema com o software que acompanha o disco rígido

Alguns fabricantes de discos rígidos externos incluem um software para gerenciamento de cópias de segurança ou outros recursos. Não é comum, mas pode acontecer que esses softwares resultem em problemas de interferência com as funções do Windows, fazendo com que o sistema operacional deixe de detectar o disco rígido.

É possível que tal software de gerenciamento do HD externo já esteja instalado no computador, e esse é o culpado pelo conflito. Desinstale esse software, reinicie o PC e tente novamente acessar o HD externo.

 

 

Verifique se você tem o driver atualizado

Não ter o driver correto para o HD externo pode evitar que o Windows o reconheça. Para averiguar isso, vá no administrador de dispositivos do Windows: ali, vai aparecer uma lista com todos os dispositivos conectados com o seu PC. Localize o disco rígido externo e clique sobre ele com o botão direito do mouse. Então, clique em Atualizar Drivers.

Na nova janela, selecione a opção que busca o driver automaticamente. O Windows vai tentar instalar um driver mais atualizado a partir da internet, e isso pode resolver o problema.

 

 

Estes são os passos mais comuns para recuperar um disco rígido externo não reconhecido pelo Windows. Se você chegou até aqui e o problema não foi resolvido, pode começar a dizer adeus para o seu (muito provavelmente) finado HD externo.

 


Compartilhe