TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer se o seu telefone foi hackeado? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer se o seu telefone foi hackeado?

O que fazer se o seu telefone foi hackeado?

Compartilhe

Não faz muito tempo que publicamos um artigo com cinco dicas úteis para identificar se o seu smartphone foi hackeado. Detectar que o problema existe antes que ele se torne algo ainda pior é fundamental para evitar dores de cabeça.

Mas bem sabemos que nem todo mundo consegue ficar atento para os sinais, e quando se dá conta, temos o cenário de caos instaurado. Infelizmente, qualquer pessoa (inclusive os usuários mais experientes) pode ser vítima de um hacker querendo invadir o dispositivo.

E no lugar de ficar se lamentando, é melhor agir para contornar o problema.

Neste post, vamos mostrar o que você precisa fazer se o seu smarpthone foi hackeado.

 

 

 

O que fazer a partir de agora?

Primeiro, não precisa entrar em pânico. Tudo bem, os seus dados estão em risco, mas se desesperar não vai ajudar.

Agora, uma vez que você concluiu que tem um malware no seu smartphone, chegou a hora de eliminar o invasor do dispositivo. As dicas apresentadas neste post podem funcionar tanto nos smartphones Android como no iPhone, pois apesar de serem sistemas operacionais consideravelmente diferentes, as mecânicas de solução do problema são similares.

Comece procurando por qualquer aplicativo suspeito e, neste caso, é qualquer um que você não se lembra em ter instalado recentemente. Procure no gerenciador de arquivos e na lista de apps instalados, e providencie tanto a eliminação do instalador quanto a desinstalação do software no sistema operacional.

É altamente recomendado instalar um software antivírus no seu smartphone, apesar de muitos considerarem que esse tipo de aplicativo mais atrapalha do que ajuda. A Google Play e a App Store oferecem uma série de opções. Procure por um app confiável e use esse software para escanear o dispositivo por completo. Ele pode localizar elementos maliciosos instalados no telefone.

Outra medida que pode resolver o problema é restaurar o smartphone para as suas configurações de fábrica. O único inconveniente é que o processo apaga todos os dados armazenados no telefone, incluindo lista de contatos, aplicativos, fotos e outros arquivos pessoais.

Aqui, é de fundamental importância ter um backup dos seus dados mais importantes ANTES do aplicativo malicioso ter entrado em ação. Caso contrário, você vai perder tempo na vida, pois pode instalar o app problemático na restauração dos dados do dispositivo.

E, mesmo assim, você ainda corre o risco de perder dados, dependendo da data em que a última cópia de segurança foi feita. E para evitar problemas maiores, faça o backup dos seus dados todos os dias.

 

 

 

Um último conselho

Sempre pense duas vezes antes de realizar o download de aplicativos fora das lojas oficiais de aplicativos, pois as chances de você instalar um malware no smartphone são altas.

Além disso, procure usar do senso comum, evitando clicar em links desconhecidos, acessar redes WiFi públicas e desprotegidas ou acessar sites de procedência duvidosa.

É sempre melhor prevenir do que remediar. E você pode sim evitar ser hackeado. É só ter bom senso na hora de usar o seu caro smartphone.


Compartilhe