iPhone

A Apple confirmou que está reduzindo a velocidade dos modelos antigos do iPhone com o tempo. Ou melhor, deliberadamente reduzindo as velocidades da CPU para solucionar os problemas que aparecem com o envelhecimento da bateria do dispositivo.

Uma bateria de íon de lítio se degrada com o tempo, reduzindo sua carga ou não melhor suportando variações climáticas. Quando isso acontece, o iPhone pode bloquear, danificando seus componentes internos.

Para compensar, a Apple apresentou em 2016 um recurso de software que reduz o processamento da CPU quando necessário. Esse recurso estreou nos modelos iPhone 6, 6s e SE, mas foi estendido para o iPhone 7 com iOS 11.2.

 

 

O que fazer se a Apple desacelera seu iPhone?

 

Ao menos que o seu iPhone seja de 2017 (iPhone 8, 8 Plus ou X), com certeza a Apple está desacelerando o seu smartphone. Mas não é uma regra: tudo depende do estado de sua bateria.

Você pode se certificar se é o seu caso em Configurações > Geral > Armazenamento do iPhone e liberar memória. Se a lentidão não for pela sobrecarga de arquivos armazenados, será por esse recurso adotado pela Apple.

Também verifique se todos os seus aplicativos estão atualizados. Apps não atualizados podem provocar lentidão.

 

 

Cuide da bateria

 

O mais importante é cuidar da bateria do smartphone para evitar que isso aconteça.

Deixe o iPhone longe de temperaturas extremas, mantendo o dispositivo na temperatura ambiente. Nunca o carregue com muito frio ou calor extremo, e não use cases que podem reter o calor, ou escolha cases que deixam o dispositivo descoberto ou semi-descoberto na parte traseira.

Se você não vai usar o celular por um longo período, não o guarde com a bateria em 100%, mas sim em, pelo menos, 50%.

 

 

O momento para trocar a bateria

 

Trocar a bateria do iPhone antigo é o suficiente para devolver o melhor desempenho do smartphone. A Apple está oferecendo um desconto para a instalação da bateria nova (no Brasil, de R$ 449 por R$ 149).

É fundamental que você providencie a troca por uma assistência técnica autorizada e oficial. Para quem ainda está na garantia, é obrigatório o envio para uma assistência Apple, para não invalidar ou perder essa mesma garantia.