O que fazer quando um aplicativo congela no Android 10?

Compartilhe

O Android 10 ainda está chegando para boa parte dos usuários. Eu sei, com um bom tempo de atraso, já que a mais recente versão do sistema operacional do Google está disponível desde o final de 2019, mas aí o problema é dos fabricantes, que acabam procrastinando um pouco na liberação dos updates (muito por causa de suas interfaces customizadas).

Mas esse é tema para outro post.

Fato é que um software novo pode resultar em alguns erros que passam batido nos períodos de testes do sistema operacional, e os usuários acabam detectando essas falhas. Erros que acabam se repetindo com muita gente. Como, por exemplo, a falha que congela a execução de alguns aplicativos.

Esse erro está sendo uma constante para muitos usuários do Android 10, e nesse post vamos mostrar como solucionar este problema.

 

 

 

Os aplicativos que estão congelando no Android 10

 

 

De acordo com os relatos publicados na internet, os principais equipamentos que apresentam essa falha de congelamento dos aplicativos em execução são justamente os telefones Google Pixel (ou seja, até o Google se esqueceu de fazer a lição de casa, pelo visto). Porém, dispositivos da Xiaomi e da OnePlus também foram denunciados com esse mesmo tipo de problema.

O congelamento acontece com qualquer aplicativo, que para de funcionar e impede o seu uso por completo. Isso acontece de forma repentina e aleatória, mas pode ocorrer no momento em que você está em uma conversa importante, ou respondendo um e-mail que precisa ser enviado naquele momento.

É nessa hora que bate o desespero no cidadão.

Como resolver isso? Bem simples: bloqueie e desbloqueie o dispositivo.

Isso pode servir para solucionar o problema de forma temporária, destravando o aplicativo congelado em questão pela lei do menor esforço. Pode ajudar na hora do desespero.

Outra coisa que você pode fazer é simplesmente fechar o aplicativo que está travado e voltar a executá-lo. Aliás, essa é a forma mais correta e garantida para resolver o problema de momento. Se esse passo não funcionar, você precisa tomar medidas mais drásticas, como por exemplo reiniciar o smartphone para que tudo volte a carregar com normalidade. Pode ser um problema de saturação de RAM que está impedindo a boa execução do aplicativo.

Lembrando que não estamos apresentando soluções permanentes para esse problema. Até o momento em que esse post foi produzido, não existe uma dica que possa resolver de forma definitiva e imediata o problema de congelamento de aplicativos, uma vez que ainda não foi lançada uma correção para essa falha.

De forma curiosa, alguns usuários que já estão testando o preview para desenvolvedores do Android 11 relatam que erros similares estão aparecendo nessa versão, com o aplicativo em questão ficando congelado e sem a possibilidade de uso. Se você é um dos beta testers da próxima versão do Android, as dicas desse post indicadas para o Android 10 podem funcionar.

E a última recomendação que deixamos é: sentar e esperar. Literalmente. Não há mais nada que pode ser feito nesse momento e, ao que tudo indica, esse é um problema que o Android tem há tempos, e que o Google ainda não concentrou esforços em resolver.


Compartilhe