TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que fazer quando o smartphone é perdido ou roubado? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que fazer quando o smartphone é perdido ou roubado?

O que fazer quando o smartphone é perdido ou roubado?

Compartilhe

Perder o smartphone é algo bem chato. Ter o dispositivo roubado é algo ainda mais desagradável. Porém, os dois eventos podem acontecer com qualquer pessoa, infelizmente.

Além dos sentimentos de frustração e raiva (ambos naturais para um cenário como esse), é importante também saber o que fazer para minimizar o estrago e tentar remediar o problema. É sim possível fazer alguma coisa nesse momento tão complicado de sua vida conectada.

Neste post, vamos mostrar quais são as medidas que você pode tomar para tentar remediar o estrago de um smartphone perdido ou roubado. Algumas das medidas são necessárias para impedir danos ainda maiores.

 

 

 

Tente localizar o dispositivo

Tanto o Android como o iOS contam com recursos que permitem ao usuário localizar um smartphone perdido ou roubado. E este é o primeiro passo a ser adotado por quem está passando por este tipo de problema.

No caso do Android, o Encontrar Meu Dispositivo do Google é quem vai realizar essa tarefa. No iOS, o Find My iPhone via iCloud é a ferramenta a ser utilizada. Para os dois casos, é possível utilizar esses recursos a partir de outro dispositivo.

 

 

 

Bloqueie o IMEI

Na impossibilidade de recuperar o dispositivo em questão, bloquear o IMEI passa a ser um passo obrigatório.

O IMEI é o código de identificação único do dispositivo com as operadoras ao redor do mundo. Se você bloquear esse código, vai deixar o dispositivo inutilizável para a outra pessoa que estiver com ele em mãos.

Sem falar que você impede que outra pessoa utilize os dados do seu smartphone perdido ou roubado de forma indevida.

 

 

 

Apague todos os dados à distância

Tão importante quanto o passo anterior é apagar todos os dados armazenados no dispositivo.

Você não vai querer que um desconhecido acesse os seus dados pessoais armazenados no smartphone, certo? Por isso, tanto o Android como o iOS permitem que você apague os dados do telefone remotamente.

As mesmas ferramentas utilizadas para localizar o telefone podem atuar para apagar os dados armazenados no dispositivo de forma remota. Lembrando que uma vez que os dados estiverem eliminados do dispositivo, ele nunca mais poderá ser localizado novamente.

 

 

 

Anule o SIM card

Se você for rápido, ainda consegue recuperar o número de celular armazenado no SIM card que está no telefone perdido ou roubado.

Basta ir até a loja de sua operadora de telefonia móvel e informar sobre o ocorrido. O chip SIM anterior é anulado, e o seu número pode ser migrado para um novo chip SIM, que poderá ser utilizado em outro smartphone.

O procedimento também é necessário para os dispositivos que contam com o chip eSIM, onde o mesmo procedimento de migração vai permitir que você utilize o número antigo em outro dispositivo.

 

 

 

Mude as suas senhas

Já que o seu smartphone está nas mãos de um desconhecido, é fundamental que você altere todas as suas senhas dos seus serviços utilizados naquele dispositivo.

Afinal de contas, as chances dessa pessoa terem acesso às suas credenciais são enormes, e você não vai quer dar essa chance para um desconhecido roubar a sua identidade na internet com relativa facilidade.

 

 

 

Faça um Boletim de Ocorrência

Para muitas pessoas, essa é a primeira medida a ser tomada.

Ir até a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência com a maior riqueza de detalhes possível é a garantia que um meliante não vai poder prejudicar a sua identidade ou privacidade. E, principalmente, para os casos de fraudes bancárias, você tem o respaldo para evitar prejuízos financeiros que podem ser enormes.


Compartilhe